12.8 C
Almada

Almada atribui prémios literários em edição especial

O Solar dos Zagallos, na Sobreda, recebeu a cerimónia de entrega dos prémios literários anuais promovidos pela Câmara Municipal de Almada.

 

Quem tem medo dos Santos da casa”, de autoria de Sara Duarte Brandão, é o livro vencedor da edição deste ano do prémio literário Cidade de Almada, na categoria de Romance. “Contada na terceira pessoa por uma narradora presente, a história acompanha a vida de uma mulher peculiar, Maria Teresa, em busca de uma identidade própria enquanto questiona o sentido da fé”, descreve a Câmara Muncipal de Almada, que promoveu a iniciativa.

Porque este ano se assinalam os 50 anos da elevação de Almada a cidade, pela primeira vez, estiveram a concurso quatro prémios literários em simultâneo. Assim, a 35.ª edição do Prémio Literário Cidade de Almada decorreu nas modalidades Romance e Poesia, enquanto que a 18.ª edição do Prémio Literário Maria Rosa Colaço decorreu nas modalidades Literatura Infantil e Literatura Juvenil. A cerimónia de entrega decorreu na sexta-feira, dia 27 de outubro, no Solar dos Zagallos, na Sobreda.

Na categoria de Poesia, o vencedor do prémio Cidade de Almada foi Livro de termos, saudades e omissões”, de autoria de Daniel da Silva Gonçalves, volume que aborda a necessidade de confirmarmos a vitória da poesia sobre o esquecimento”.

- PUBLICIDADE -

Quanto ao prémio literário Maria Rosa Colaço, foi entregue a Tiago Matos com o livro A estranha criatura que invadiu a casa do sr. Xavier” (Literatura Infantil) e Helena Menezes com a obra “Vamos à Terra” (Literatura Juvenil). Cada um dos vencedores recebeu um prémio no valor de 5 mil euros.

No total, foram apresentadas a concurso mais de 200 obras originais de autores de vários pontos do país.

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/mostra-de-teatro-traz-doze-estreias-a-almada-em-novembro/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Almada celebra 50 anos do Poder Local Democrático na Oficina da Cultura

Memória, homenagem e diálogo entre gerações marcam as comemorações promovidas pela Associação Amigos da...

Almada AC vence dérbi almadense na Cova da Piedade

Num domingo repleto de embates para os quatro clubes almadenses na I Divisão da...

Shakespeare, Tom Murphy e David Mamet marcam 2026 no Teatro de Almada

Mais de 50 espetáculos compõem a programação do Teatro Municipal Joaquim Benite num ano...

Margem Sul reforçada com mais ambulâncias já este fim de semana

Primeiro veículo está a operar desde a manhã desta sexta-feira a partir da Trafaria.   A...