anuncio-farmacia-sobreda
19.9 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Trotinetes e bicicletas elétricas vão chegar a Almada

Bolt, Lime e Bird vão implementar o projeto-piloto, que pretende testar três percursos no concelho durante seis meses.

 

Almada vai acolher um projeto-piloto que visa a introdução de trotinetes e bicicletas elétricas no concelho durante seis meses. O projeto será implementado inicialmente em três percursos, sendo que o objetivo passa por alargar posteriormente a operação a mais zonas do município.

A introdução dos veículos partilhados, que será operada pelas empresas Bolt, Lime e Bird, foi aprovada esta segunda-feira, dia 21 de novembro, em reunião de Câmara. Cada uma das empresas irá disponibilizar 300 trotinetes, o que faz um total de 900 veículos elétricos. “Este número será a todo o momento reavaliado pelo município, permitindo o seu aumento ou redução”, explicou o vereador José Pedro Ribeiro.

Os três percursos onde as operadores vão instalar os veículos elétricos são o eixo Cacilhas, Almada, Caparica (com ligação ao Campus da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova), o percurso Trafaria, Costa de Caparica e Estrada da Fonte da Telha (até ao cruzamento da Rua do Giramar) e ainda a operação parcial do paredão marítimo na Costa de Caparica, desde o bar de praia Chapéu de Palha (sul da Costa de Caparica) até ao bar de praia Tarquínio (norte da Costa de Caparica).

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

Sem precisar a data de arranque do projeto-piloto, José Pedro Ribeiro adiantou que a iniciativa tem como “objetivo estratégico o reordenamento e requalificação do espaço público e a melhoria das condições de mobilidade pedonal, automóvel e ciclável” no concelho de Almada.

Para o autarca, o uso da trotinete e bicicleta em contexto urbano “permite ao cidadão uma maior celeridade de deslocação entre pontos de curta distância de um modo suave, oferecendo ainda a possibilidade de alcançar uma redução significativa da emissão de CO2, tratando-se assim de uma solução de transporte amiga do ambiente”, referiu.

Admitindo que este tipo de aluguer de transporte urbano levantou alguns problemas em outros municípios, o vereador municipal defende que Almada aprendeu com “aquilo que correu mal nos outros municípios”, pelo que irá “obrigar a que os veículos sejam deixados nas docas de estacionamento fixadas”. Ou seja, na aplicação onde os utilizadores alugam as trotinetes e bicicletas, a contagem do percurso só termina quando o utilizador estaciona devidamente o veículo numa das docas de estacionamento. O objetivo é impedir que as trotinetes e bicicletas sejam largadas em qualquer local da via pública.

Este projeto-piloto vai permitir testar a introdução destes veículos amigos do ambiente no município para que, posteriormente, seja traçado um plano mais abrangente e se dê início ao processo de licenciamento das operadoras no concelho. O valor das tarifas aplicadas vai ser determinado pelas operadoras e depender do percurso escolhido.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/aprovada-mocao-pela-criacao-de-uma-rede-de-bicicletas-partilhadas-em-almada/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tml-navegante

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

“Mazel Tov” celebra oito anos do curso de teatro musical na Academia Almadense

Musical que transporta o público à Rússia Imperial será apresentado em Almada Velha entre...

Após requalificação, Casa da Cerca em Almada abre ciclo com três novas exposições

Autarquia realizou obras de requalificação da Casa da Cerca, que volta a receber o...

Concessionários da Costa da Caparica estão há dois anos sem contratos: “É a completa instabilidade”

“Se formos a concurso público com regras completamente abertas, vamos ser todos corridos”, diz...

Hélder Sousa Silva: “O PSD não deve servir de muleta a quem está na governação em Almada”

Ex-presidente da Câmara de Mafra e atualmente eurodeputado, o candidato do PSD à Câmara...