Atividades de sensibilização para a igualdade de género e um documentário sobre a obra de 1972, “Novas Cartas Portuguesas”, estão em destaque na programação, que decorre até 29 de outubro.
O Dia Municipal para a Igualdade comemora-se esta segunda-feira, dia 24 de outubro e várias atividades acontecem pelo concelho de Almada até ao próximo sábado 29. A data é “assinalada com a realização de iniciativas, em parceria com instituições locais, que têm como objetivo sensibilizar a comunidade para as questões da igualdade e não discriminação”, explica a Câmara Municipal de Almada (CMA) no seu site.
A programação conta com os workshops “Géneros de igualdade”, que pretendem sensibilizar as famílias para a promoção da igualdade de género, “desconstruindo os estereótipos atribuídos a homens e mulheres desde a infância”, como se lê no cartaz das atividades. Os workshops têm lugar no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, na quinta-feira e no sábado, 27 e 29 de outubro respetivamente.
Na sexta-feira, dia 28 de outubro, a Associação de Imigrantes de Almada (Ad Sumus) e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) dinamizam ações de sensibilização junto das comunidades numa unidade móvel de saúde no Laranjeiro e no Monte de Caparica. As associações pretendem promover “respostas de acesso à saúde da população imigrante e de prevenção do crime e da violência, respostas para aumentar a segurança pessoal e da comunidade, e de saber como lidar com o crime”, esclarece a nota da programação. A unidade móvel de saúde vai estar no dia 28 de outubro na Praça da Portela (Laranjeiro), entre as 10h30 e as 12h30 e na Rua do Moinho (Monte de Caparica) entre as 14h e as 16h.
As atividades do Dia Municipal para a Igualdade terminam no sábado, dia 29 de outubro, às 19h, no Fórum Municipal Romeu Correia, com a exibição do documentário de 1974 “Les Trois Portugaises”, de Delphine Seryrig, seguido de um debate com a participação de Manuela Tavares, investigadora em questões de género e co-fundadora da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR). O documentário francês debruça-se sobre a obra “Novas Cartas Portuguesas”, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, que este ano comemora os 50 anos da sua primeira edição em 1972.
O Dia Municipal para a Igualdade foi instituído pela CMA no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação. Pode consultar a programação completa das atividades nesta página.
https://almadense.sapo.pt/cultura/o-medo-devora-a-alma-estreia-no-teatro-de-almada/