anuncio-farmacia-sobreda
12.7 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Jovem almadense vai ser astronauta por um dia

Aluno da Escola Secundária Romeu Correia, no Feijó, foi um dos 30 selecionados para viver a experiência de ser astronauta e voar em gravidade zero.

 

Tem apenas 14 anos, é apaixonado por engenharia aeroespacial e encontra-se entre os mais novos participantes da iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por um dia, promovido pela Agência Espacial Portuguesa. O jovem almadense Francisco Gaspar é um dos 30 jovens estudantes selecionados para a iniciativa que decorre esta sexta-feira, dia 16 de setembro, na Base Aérea nº11 em Beja. 

“A ideia de ir ao espaço sempre me chamou à atenção”, disse o jovem ao ALMADENSE. O objetivo é “experienciar a sensação de estar no espaço através de um voo parabólico. Logo, não tive dúvidas em participar”.

 

- PUBLICIDADE -

Cerca de 460 jovens de todo o país candidataram-se ao projeto, que vai dar a oportunidade de participar num voo parabólico a bordo do Airbus A310, aeronave da empresa francesa Novespace, durante o qual poderão experienciar a sensação de gravidade zero. 

O voo começa por descrever um movimento ascendente quase vertical, atingindo uma altura de 7600 metros em 20 segundos, onde reduz drasticamente a potência dos motores, de modo a que se possa sentir o efeito da microgravidade. A nave atinge a altura máxima de 8500 metros, quando se dá o ponto de inflexão e consequentemente uma queda livre durante 22 segundos, em que os passageiros flutuam devido à ausência de peso. Um momento que Francisco, aluno da Escola Secundária Romeu Correia (no Feijó), aguarda com expectativa. “Vai ser das melhores experiências que já tive porque não é todos os dias que, de repente, começamos a flutuar. Vou tirar “todo o peso” de cima de mim. Acredito que vai ser muito divertido e diferente de qualquer coisa que já tenha feito na minha vida”.

A seleção dos finalistas foi dividida em quatro etapas eliminatórias que submeteram os jovens a testes cognitivos e a testes físicos. A primeira etapa avaliou a criatividade e selecionou apenas 250 estudantes. A segunda etapa focou-se em testar os conhecimentos espaciais dos candidatos, tendo avançado 125 concorrentes para a terceira fase, que os submeteu a testes físicos. A última etapa contou com 60 jovens, que foram entrevistados individualmente com o objetivo de avaliar as suas capacidades comunicativas. 

Residente no centro de Almada, a paixão de Francisco pelo espaço vem desde criança, quando recebeu um telescópio, que lhe “abriu os olhos para algo maior do que o mundo em que vivemos”. Apesar de jovem, já sonha com um futuro profissional ligado a esta área e acredita que esta experiência ainda lhe dará mais certezas. “Já sabia que queria prosseguir uma carreira relacionada com o espaço, talvez engenharia aeroespacial, e agora com este concurso ainda estou mais convencido de que é a decisão certa”, contou ao ALMADENSE. 

 

https://almadense.sapo.pt/destaque/jovem-almadense-e-bicampeao-nacional-de-footgolf/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Exposicao_Lugares-da-Alma_300x250px

Últimas

PUBLICIDADE
Exposicao_Lugares-da-Alma_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Auditório da Costa da Caparica exibe ciclo de cinema dedicado a Andrei Tarkovski

Obras do realizador russo vão estar em exibição nas primeiras três quintas-feiras de dezembro.   Três...

Desconvocado plenário da Transtejo para quinta-feira

Transtejo previa interrupção entre as 14h30 e as 17h30, mas a paralisação foi desconvocada...

Conhecida a distribuição de pelouros do executivo de Almada para o mandato 2025-2029

PS e CDU dividem pelouros no município de Almada para os próximos quatro anos. Conteúdo...

80 utentes com alta clínica permanecem internados no Garcia de Orta por não terem para onde ir

NOTÍCIA ALMADENSE Caso mais prolongado é o de um utente que aguarda vaga em Lar...