Eleições presidenciais têm lugar no próximo dia 18 de janeiro, com uma possível segunda volta marcada para 8 de fevereiro.
A presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, anunciou publicamente o apoio a António José Seguro nas eleições presidenciais que se realizam a 18 de janeiro de 2026.
O anúncio foi feito através de uma publicação nas redes sociais, em que Inês de Medeiros afirma que “num momento de grande incerteza, em Portugal e no mundo, em que vemos crescer revisionismos históricos, admiração por regimes autocráticos e ataques constantes ao projeto europeu, faço a minha escolha com clareza e sem hesitações: nestas eleições presidenciais, votarei António José Seguro”.
O apoio de Inês de Medeiros acontece num contexto em que o Partido Socialista já declarou oficialmente apoio a Seguro, embora nem todos os dirigentes socialistas tenham manifestado publicamente a sua opção.
Inês de Medeiros destacou ainda a importância da política como espaço de construção coletiva e debate democrático, sublinhando que, apesar de uma narrativa corrente de desânimo e crítica à política, acredita no valor da participação cívica, no papel dos partidos e na necessidade de melhorar a democracia representativa.
O anúncio do apoio de Inês de Medeiros surge numa altura em que António José Seguro surge pela primeira vez na frente nas intenções de voto. Numa sondagem diária realizada pela Pitagórica para a TSF, JN, TVI e CNN Portugal, António José Seguro aparece à frente com cerca de 21% das intenções de voto, seguido por André Ventura com perto de 20%, ainda dentro de uma margem de empate técnico.
João Cotrim de Figueiredo mantém-se em terceiro lugar com 18%, enquanto Henrique Gouveia e Melo perde terreno, situando-se próximo dos 17%. Luís Marques Mendes recupera para cerca de 16%, ocupando o quinto lugar. Mais atrás, Catarina Martins sobe para 3,3%, António Filipe desce para 2,7%, Manuel João Vieira atinge 1%, ultrapassando Jorge Pinto, com apenas 0,7%. Tendo em conta a dispersão de voto, é de prever que as eleições presidenciais terão uma segunda volta no dia 8 de fevereiro.
Conhecida a distribuição de pelouros do executivo de Almada para o mandato 2025-2029




