No âmbito das Eleições Autárquicas 2025, o ALMADENSE colocou a mesma pergunta a todos os candidatos à Junta de Freguesia da Costa da Caparica: “Na sua opinião, quais são as três áreas mais urgentes de intervenção na freguesia e como propõe abordá-las?” Reunimos as respostas, de forma a que os eleitores conheçam melhor as propostas e prioridades de cada um.
2Pedro Duarte – Candidato CDU

Credibilidade institucional e participação. É necessário valorizar a nossa identidade e impulsionar a Costa, com um diálogo alargado, participação ativa, não só para resolução dos problemas que urgem em ser resolvidos, mas também para os que possam surgir – e há tanto para fazer e tantos caparicanos capazes. Seja em reuniões com moradores, discussão de temas, grupos de trabalho, que seja com todos e que nos centremos na ação e dignificação da cidade Costa da Caparica.
Higiene urbana. A Costa tem de ter um plano regular e eficaz de limpeza urbana tanto das ruas como das praias. Para isso, é necessário acompanhar de perto o problema e sermos rigorosos até à sua solução. Exigir à Câmara que cumpra a sua parte, e renegociar as competências delegadas pela Câmara na Junta com valores adequados para reforçar as equipas de recolha de monos e aparas de jardim, de corte de ervas e dos espaços verde de enquadramento.
Requalificação do espaço público. A necessidade urgente de fazer a pequena obra, mas de grande importância na vida diária. Os passeios, os estacionamentos, a pintura dos muros, o mobiliário, etc. Na grande obra precisamos encontrar respostas com a Câmara para resolver no curto prazo, a Escola EB1/JI quase há dois anos sem um refeitório para os alunos; as condições dos pescadores; a requalificação do Mercado da Costa da Caparica; as artérias centrais Avenida D. Sebastião e Avenida Aresta Branco, e a Praça do Navegantes.