No caminho para as Eleições Autárquicas 2025, o ALMADENSE colocou a mesma pergunta a todos os candidatos à União de Freguesias da Charneca de Caparica e Sobreda: “Na sua opinião, quais são as três áreas mais urgentes de intervenção na freguesia e como propõe abordá-las?” Reunimos as respostas, de forma a que os eleitores conheçam melhor as propostas e prioridades de cada um.
Nota: Os candidatos do PS e do CDS-PP não enviaram resposta à questão colocada.
Rui Marques – Candidato Chega

Consideramos as áreas mais urgentes a intervir na Charneca de Caparica e Sobreda, a Limpeza Urbana, Segurança e Mobilidade.
Criar um plano de limpeza imediata com brigadas de recolha reforçadas e bem geridas, lavagem de ruas, canal 24h para denúncias em tempo real (app, site e linha telefónica), fiscalização a quem suja, onde estará incluída videovigilância em pontos críticos e campanhas de sensibilização para uma freguesia limpa e cuidada.
Reforçar a segurança com mais patrulhamento, postos fixos em zonas críticas como a Aroeira, videovigilância em pontos estratégicos e reparar a iluminação pública. Não é aceitável existir uma única viatura para toda a freguesia. Queremos presença visível, resposta rápida e restabelecer o sentimento de segurança.
Melhorar a mobilidade: muitas famílias dependem do carro por falta de alternativas. Precisamos do reforço de carreiras de autocarros, da extensão do metro de superfície até à Charneca e da abolição das portagens da A33 no nó da Queimada, que contribui para trânsito desnecessário no centro da Charneca. Mas também na mobilidade ativa, criar acessos pedonais e cicláveis que liguem o centro às praias e áreas florestais, permitindo às famílias passear, andar de bicicleta e praticar desporto em segurança, desfrutando das nossas paisagens únicas.
Com ação direta, transparência e respeito, queremos soluções reais que melhorem a qualidade de vida de quem aqui vive!


