No âmbito das Eleições Autárquicas 2025, o ALMADENSE colocou a mesma pergunta a todos os candidatos à Junta da União de Freguesias de Caparica e Trafaria: “Na sua opinião, quais são as três áreas mais urgentes de intervenção na freguesia e como propõe abordá-las?” Reunimos as respostas, de forma a que os eleitores conheçam melhor as propostas e prioridades de cada um.
Guilherme Palma Lopes – Iniciativa Liberal

A Iniciativa Liberal identifica três prioridades para a freguesia: Saúde, Modernização do Parque Escolar e Segurança.
Na Saúde, é urgente reabrir a extensão da Trafaria com serviços básicos, garantir médicos de família para todos e estabelecer parcerias com clínicas e farmácias locais, para que os cuidados estejam próximos, acessíveis e eficazes.
Na Educação, queremos escolas modernas, seguras e inclusivas. Iremos implementar um plano de requalificação das instalações, em parcerias tecnológicas que tragam inovação e sustentabilidade e em programas de apoio direto a famílias e professores, criando um canal aberto de diálogo entre a Junta e as direções escolares.
Para a Segurança, vamos requalificar o espaço público, melhorar a iluminação e a manutenção urbana, incentivando atividades culturais, desportivas e intergeracionais que promovam ocupação positiva. Defendemos também maior proximidade com as forças de segurança, através de um Unidade Local de Proteção Civil (ULPC) e reforço do patrulhamento.
Queremos uma freguesia com saúde acessível, escolas modernas e ruas seguras, ao serviço das pessoas.
Autárquicas 2025: As propostas dos candidatos à freguesia da Costa da Caparica