Partido propõe a extinção da WeMob, a redução do IMI e da Derrama e ainda um estudo para a extensão da linha do metro à Charneca de Caparica e Sobreda. Objetivo é “devolver aos almadenses a qualidade de vida que merecem”.
Carlos Alves é o nome escolhido pela Iniciativa Liberal (IL) para liderar a candidatura do partido à Câmara Municipal de Almada nas eleições autárquicas que decorrem no próximo outono. Gestor de património cultural e vice-coordenador da IL Almada, o dirigente encabeça uma candidatura que visa “afirmar a Iniciativa Liberal como uma alternativa séria, competente e liberal para o concelho”, indicou a formação em comunicado de imprensa.
As listas para as autárquicas deste ano foram formalizadas no sábado, dia 31 de maio, durante o X Plenário de Membros da IL Almada. Tendo como lema “Acelerar Almada”, o programa dos liberais para o município “assenta em propostas ambiciosas, mas realistas, com medidas para resolver os problemas estruturais do concelho e devolver aos almadenses a qualidade de vida que merecem”, assinala o partido.
Além dos nomes apontados à autarquia, o plenário estabeleceu ainda as principais linhas programáticas e propostas dos liberais para Almada. Entre elas está a extinção da WeMob, com integração de funções na futura Polícia Municipal, o estudo para a extensão da linha do metro à Charneca de Caparica e Sobreda, a redução do IMI e da Derrama municipal como incentivo ao investimento e à reabilitação urbana, a implementação de cheques-ensino e cheques-creche para a educação e para a saúde, bem como o estabelecimento de protocolos com entidades privadas nestas áreas.
A candidatura apresentada requer agora aprovação no Conselho Nacional da IL — um orgão que poderá estar em vias de ir a eleições internas, na sequência da demissão do atual presidente do partido, Rui Rocha.
Caso seja aprovada, a Carlos Alves juntar-se-ão os nomes de Marta Pereira, candidata à Assembleia Municipal, e do mandatário da candidatura, Helder Barboz. Os candidatos às várias juntas de freguesia do concelho também já foram delineados. Serão eles Ana Horta Barnabé (Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas), Ana Carina Marques Martins (Charneca de Caparica e Sobreda) Rodrigo Gonçalves da Silva (Costa de Caparica), Lurdes Pinto (Laranjeiro e Feijó) eGuilherme Lopes (Caparica e Trafaria).