anuncio-farmacia-sobreda
24.8 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Trotinetes e bicicletas partilhadas chegaram a Almada

Quando terminar a viagem, o utilizador deve parquear o veículo elétrico numa das docas virtuais existentes, sem bloquear zonas de passagem ou acesso a propriedades.

 

Já arrancou a implementação em Almada de trotinetes e bicicletas partilhadas. Um total de 900 veículos elétricos, repartidos entre quatro operadoras, começaram este fim de semana a circular em vários pontos do concelho, na sequência do lançamento de um projeto-piloto que visa contribuir para a “consolidação da oferta de modos de deslocação sustentáveis”.

A intenção é da Câmara Municipal de Almada (CMA), que este sábado, dia 3 de junho, assinou um protocolo juntamente com as empresas Bird, Bolt, Lime e Whoosh. Cada uma delas irá disponibilizar 225 veículos (150 trotinetes e 75 bicicletas).

Durante a primeira fase do projeto-piloto, que terá a duração de seis meses, foram definidas duas áreas principais de atuação: o eixo Cacilhas – Monte de Caparica (sendo que a última doca virtual se situa junto ao campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia) e o eixo Trafaria – Costa da Caparica – Estrada Florestal (com a última doca virtual junto à via de acesso à praia do rei, na rotunda da Estrada Florestal).

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

Para utilizar o serviço, desbloquear o veículo elétrico e iniciar viagem, é necessário aceder às aplicações de cada uma das operadoras. Os valores das tarifas podem variar consoante a empresa em causa.

 

Parqueamento em docas virtuais

Com o objetivo de fomentar a convivência saudável com esta nova oferta de mobilidade no concelho e de forma a evitar problemas que ocorreram em outros concelhos, “será obrigatório parquear estes veículos em docas virtuais definidas para o efeito, assinaladas nas plataformas das operadoras e identificadas no local”, destaca a CMA.

“Tendo em consideração que o espaço público é partilhado por todos, incluindo pessoas com mobilidade reduzida, crianças e idosos, pretende-se desta forma que o parqueamento destes veículos partilhados seja feito de forma organizada e responsável”, explica a autarquia, acrescentando que o “não parqueamento nos locais assinalados para o efeito implicará custos para os utilizadores, uma vez que não será possível “concluir a viagem“, continuando assim a pagar o serviço”.

A CMA recorda ainda que utilização deste tipo de veículos partilhados “obedece a regras de circulação, que visam garantir a segurança” tanto dos utilizadores das bicicletas e trotinetes como de todos os utentes do espaço público. Assim, será obrigatório cumprir as regras de trânsito aplicáveis a qualquer veículo que circule na via pública, não sendo permitida a circulação nos passeios, devendo os utilizadores ter especial atenção aos peões, que “têm sempre prioridade nas passadeiras e espaço público pedonal” e aos restantes utilizadores da via.

A autarquia recomenda ainda a utilização de capacete apropriado e recorda a obrigação de cada um ter consigo um documento de identificação e que cada equipamento só comporta um utilizador. Ao mesmo tempo, não é permitido “conduzir sob o efeito de bebidas alcoólicas ou substâncias estupefacientes”, nem “utilizar o telemóvel enquanto conduzir”. Finalmente, quando acabar a viagem, o utente deve “estacionar de forma responsável numa das docas virtuais existentes e sem bloquear zonas de passagem ou acesso a propriedades”.

 

- PUBLICIDADE -

https://almadense.sapo.pt/cidade/comboios-de-bicicletas-chegam-a-almada-para-incentivar-a-pedalar-em-seguranca-ate-a-escola/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Festas-piedade

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Após requalificação, Casa da Cerca em Almada abre ciclo com três novas exposições

Autarquia realizou obras de requalificação da Casa da Cerca, que volta a receber o...

Concessionários da Costa da Caparica estão há dois anos sem contratos: “É a completa instabilidade”

“Se formos a concurso público com regras completamente abertas, vamos ser todos corridos”, diz...

Hélder Sousa Silva: “O PSD não deve servir de muleta a quem está na governação em Almada”

Ex-presidente da Câmara de Mafra e atualmente eurodeputado, o candidato do PSD à Câmara...

Marina Marques é a candidata do PAN à Câmara Municipal de Almada

Nuno Chanoca é o candidato do partido à União de Freguesias de Laranjeiro e...