12.8 C
Almada

Transtejo anuncia estreia de navios elétricos na ligação entre Cacilhas e o Cais do Sodré

Operadora confirma também o regresso do horário de dias úteis nesta ligação, que passa a ser assegurada por uma operação mista, com navios a diesel e elétricos.

 

Na próxima segunda-feira, dia 3 de novembro, entram em operação os navios elétricos na ligação fluvial de Cacilhas ao Cais do Sodré, anunciou a Transtejo em comunicado.

Com a estreia dos novos navios, a operadora confirma também o regresso do horário oficial de dias úteis nesta ligação, que passa a ser assegurada por uma operação mista, com navios a diesel e elétricos. 

Os horários normais de dias úteis serão, assim, retomados dois anos e meio depois do ajuste introduzido em maio de 2023. Durante este período, a Transtejo justificou o ajuste com “constrangimentos operacionais”, que se relacionavam com a falta de navios disponíveis para assegurar todas as carreiras.

De acordo com a Transtejo, a introdução de navios elétricos na operação entre Cacilhas e o Cais do Sodré vai permitir a “realização de mais 38 carreiras” e oferecer “mais 75 mil lugares por mês”.

- PUBLICIDADE -
referencia

A Transtejo destaca ainda que a introdução dos novos navios visa aumentar a oferta e melhorar as condições de conforto e comodidade para os utilizadores. “A nova operação elétrica trará, assim, mais oferta, maior comodidade e maior conforto à ligação fluvial que transporta, diariamente, mais de 20 mil passageiros”, acrescenta a empresa.

Até ao momento, os novos navios elétricos da Transtejo operavam apenas a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa.

No passado dia 23 de outubro, a operadora fluvial recebeu o décimo catamarã elétrico, designado “Peneireiro-Cinzento”, completando assim o plano de renovação da frota. Segundo a Transtejo, o novo navio tem 40 metros de comprimento e 12 metros de largura, sendo capaz de transportar 540 passageiros em lugares sentados, distribuídos por dois salões. Permite ainda o transporte de 20 bicicletas.

Os horários completos da ligação entre Cacilhas e o Cais do Sodré podem ser consultados aqui.

 

“Pedalar sem Idade”: o projeto que leva os idosos de Almada a descobrir a cidade sobre rodas

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

1 Comentário

  1. Falso, as ligações entre Cacilhas e Cais do Sodré e vice versa, é com a SUCATA que anda sempre em avarias, horários prolongados, não avisam o utente, portas de saída avariadas, se não é das portas é dos motores, enfim. Dão-se ainda ao desplante, de fazer esperar os utentes 10 / 15 minutos no Terminal para entrada. Os elétricos, como vocês pomposamente escrevem, esses, estão na doca 13 a marinar, a apanhar musgo, 8 navios elétricos encostados á espera de baterias, porque estes “senhores” da Administração, fizeram negócio com intrujas estrangeiros, conclusão, não percebem nada daquilo. É o que temos!!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...

SMAS Almada com orçamento de 39,8 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado na reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 26 de janeiro.   Os...