anuncio-farmacia-sobreda
19.1 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Trabalhadores do metro de Almada em greve entre 29 de dezembro e 2 de janeiro

Paralisação convocada pelo sindicato SMAQ deverá provocar “fortes perturbações” na circulação nos últimos dias de 2022 e nos dois primeiros de 2023.

 

Os trabalhadores do Metro Transportes do Sul (MTS) voltam à greve entre as 00h do dia 29 de dezembro de 2022 e as 24h do dia 2 de janeiro de 2023, o que deverá provocar “fortes perturbações” na circulação do metro que serve os concelhos de Almada e do Seixal, alertou a operadora em nota publicada no seu site oficial.

O período de maior paralisação decorre entre as 00h do dia 30 de dezembro e as 24h do dia 1 de janeiro, durante o qual os trabalhadores fazem greve “à prestação de todo e qualquer trabalho”, informou o Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), em comunicado.

Entre as 00h do dia 29 de dezembro e as 24h do dia 2 de janeiro, os trabalhadores encontram-se “em greve à prestação de trabalho suplementar, incluindo o trabalho em dia de descanso semanal, nos termos do Código do Trabalho, e a todos os serviços com duração superior a oito horas”, adiantou a mesma fonte sindical. 

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

Na base das reivindicações dos trabalhadores estão aumentos salariais, melhorias das condições de trabalho e a negociação efetiva de um Acordo de Empresa. De acordo com o SMAQ, após as mais recentes ações de greve, o sindicato “apresentou uma contraproposta negocial com o objetivo de se aproximar das posições da empresa” que, no entanto, “não foi aceite”.

A MTS “respondeu de forma demasiado vaga, sem um compromisso objetivo e sério quanto a datas em matéria de negociação de um Acordo de Empresa e manifestamente insuficiente, tendo em consideração as propostas pecuniárias” avançadas pelo sindicato. Desta forma, “não resta aos trabalhadores outra alternativa do que a continuação das ações de luta que têm vindo a desenvolver”.

 

https://almadense.sapo.pt/mobilidade/censos-utilizacao-do-autocarro-em-almada-diminuiu-26-em-dez-anos/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tml-navegante

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE
tml-navegante

Artigos Relacionados

Festival Sons de Outono leva quatro concertos às igrejas de Almada

16.ª edição do ciclo decorre entre os dias 4 a 25 de outubro em...

Tia Bé, a cabo-verdiana que trouxe a cachupa e a alma africana para Almada

No ano em que se assinalam os 50 anos a independência do país africano,...

Almada Green Market regressa ao Parque da Paz com foco na mobilidade sustentável

Este fim de semana, o eco-mercado desafia os visitantes a deixar o carro em...

Quinzena de Dança regressa a Almada com espetáculos comemorativos, workshops e conferências

Programação da 33.ª edição do evento decorre de 27 de setembro a 12 de...