anuncio-farmacia-sobreda
22.2 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Convocados protestos contra as falhas da Carris Metropolitana este fim de semana em Almada

Movimentos cívicos vão levar a cabo duas concentrações em Almada: uma na Costa da Caparica e outra em Cacilhas.

 

Dois movimentos cívicos convocaram protestos para este fim de semana no concelho de Almada para contestar o serviço prestado pela a Carris Metropolitana, que começou a operar no concelho no dia 1 de julho. O movimento “Passageiros de Transportes Públicos da Costa” convocou uma concentração no sábado, dia 1 de outubro, pelas 10h Praça da Liberdade (junto ao chafariz), na Costa da Caparica. Já o movimento “Fartos!”, vai manifestar-se no domingo, dia 2, pelas 16h30, junto ao chafariz de Cacilhas.

A concentração convocada para a Costa da Caparica tem como objetivo protestar contra os atrasos e falhas da Carris Metropolitana, que nos últimos meses tem dificultado a mobilidade dos habitantes da freguesia. “As pessoas estão na paragem e os autocarros não aparecem. Mas o maior problema na Costa é a mobilidade rápida”, explica Paulo Silva, membro da organização do movimento, em declarações ao ALMADENSE.

O utente relata que os habitantes desta freguesia têm tido dificuldade em aceder aos interfaces de transportes que dão acesso a Lisboa, tanto ao metro no Monte da Caparica, como ao comboio da Fertagus (no Pragal) ou ao barco da Transtejo na Trafaria devido aos longos percursos das carreiras.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

“Não há uma carreira rápida entre a Costa da Caparica e o Pragal, que é um percurso de 6 quilómetros. As pessoas demoram uma hora a chegar ao Pragal de autocarro, num percurso que de carro leva oito minutos. Isto obriga as pessoas a irem de carro até ao Pragal, como é o meu caso, e isso são duas despesas: o passe e a gasolina”, explica Paulo Silva. O membro do movimento “Passageiros dos Transportes Públicos de Almada” também denuncia a falta de um autocarro que faça a ligação entre a Costa da Caparica e a Trafaria para as pessoas que apanham o primeiro barco da manhã, às 6h30.

 

Movimento “Fartos” exige intervenção do Governo

Em Cacilhas, no domingo, o movimento cívico “Fartos!” exige “respostas concretas aos problemas que a Carris Metropolitana criou em todos estes concelhos da AML, com uma maior intervenção do Governo e a responsabilização de todos os intervenientes”. Em comunicado, o grupo afirma que “milhares de pessoas se viram privadas de transporte para irem para o trabalho, a saúde, as escolas e o lazer. Acresce a este problema o facto das linhas que funcionam o fazerem com total imprevisibilidade”.

Apesar das inúmeras queixas dos utentes nos últimos meses, houve “pouquíssimas melhorias e uma deteorização do serviço público de transportes”, lê-se na nota de imprensa.

O movimento “Fartos!” exige, por isso, o cumprimento integral das linhas escolares, o regresso das carreiras matinais, noturnas e de fim de semana que foram extintas, percursos máximos de 30 minutos nas ligações das localidades à sede de concelho e às interfaces de transportes e uma hora na ligação das localidades a Lisboa, bem como a melhoria das condições de trabalho dos motoristas.

De notar que a população tem vindo a contestar o serviço de transportes públicos no concelho de Almada desde o início da operação da Carris Metropolitana. Durante o mês de julho, Rui Lopo, administrador da TML, anunciou que a rede da Carris Metropolitana só estará completa no próximo dia 1 de janeiro, sendo que até lá serão introduzidas correções de forma faseada.

 

- PUBLICIDADE -

https://almadense.sapo.pt/mobilidade/carris-metropolitana-tml-garante-reforco-gradual-do-servico-ate-ao-final-do-ano/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
godos-quinzena

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE
fct-cientista

Artigos Relacionados

Autárquicas 2025: As propostas dos candidatos à freguesia de Laranjeiro e Feijó

No âmbito das Eleições Autárquicas 2025, o ALMADENSE colocou a mesma pergunta a todos...

Autárquicas 2025: As propostas dos candidatos à freguesia da Caparica e Trafaria

No âmbito das Eleições Autárquicas 2025, o ALMADENSE colocou a mesma pergunta a todos...

Noite de música portuguesa em Almada com a banda NIA e convidados

Almada vai receber a 4 de outubro uma noite dedicada à música portuguesa, com...

5.ª edição do Contrasto anima Cacilhas este sábado, sob o mote da Constituição da República

O Contrasto está de regresso a Cacilhas, com um programa que inclui música, dança,...