anuncio-farmacia-sobreda
20.1 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Almada junta-se a movimento que reivindica cidades mais amigas das crianças

Em conjunto com mais 19 localidades portuguesas, Almada une-se ao projeto “Kidical Mass”, que reivindica mais espaço e condições nas cidades para que as crianças possam ir para a escola a pé ou de bicicleta.

 

No próximo sábado, dia 21 de maio, Almada junta-se ao “Kidical Mass”, um movimento global que procura incentivar crianças e adultos a usarem modos ativos (bicicleta, caminhada, skate, etc.) nas suas deslocações diárias.

O movimento tem como mote “Espaço para a próxima Geração” e reivindica rotas seguras para as escolas, leis de trânsito rodoviárias amigas das crianças e mais espaço público dedicado à mobilidade ativa e para estar ou brincar.

Em Almada, o percurso tem início às 9h30 da manhã, junto aos Bombeiros Voluntários de Cacilhas. A partir daí, o caminho segue pelo Parque da Paz, regressando depois até à Mutela, onde os participantes vão proceder à limpeza da Praia do Caramujo. Da parte da tarde, o evento conta com um piquenique, alguns workshops e um concerto na Romeira.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

É a primeira vez que a “Kidical Mass” se realiza em Portugal. No entanto, projetos deste tipo não são novos em território nacional. Ao ALMADENSE, Diogo Salvador, membro do Estuário Colectivo, situado em Cacilhas, explica que a iniciativa está a ser organizada informalmente e que conta com a participação de vários encarregados de educação que já realizavam, habitualmente, os famosos “comboios para a escola”, utilizando a bicicleta como meio de transporte até às instituições de ensino. 

Diogo Salvador explica que a “Kidical Mass 2022” começou a ser discutida pela MuBi –Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta– e que diversas localidades portuguesas se mobilizaram para fazer parte do projeto, que defende também um limite de 30 km/h nas localidades e ruas com pessoas. 

No que diz respeito à adesão ao evento na cidade de Almada, Diogo Salvador diz ter uma “boa perspetiva”, mas adianta que essa não é a preocupação principal: “Queremos que o evento aconteça este ano, que as pessoas tomem conhecimento do mesmo e que, para o ano, se volte a realizar.” Reforça ainda a mais-valia da participação das crianças: “Temos a expetativa de que façam o caminho e que consigam perceber e aprender qual é a sua importância.”

 

Foto: Rui Sebastian

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/festival-sementes-traz-teatro-musica-e-atuacoes-especiais-a-almada/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Festas-piedade

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE
fct-cientista

Artigos Relacionados

“Mazel Tov” celebra oito anos do curso de teatro musical na Academia Almadense

Musical que transporta o público à Rússia Imperial será apresentado em Almada Velha entre...

Após requalificação, Casa da Cerca em Almada abre ciclo com três novas exposições

Autarquia realizou obras de requalificação da Casa da Cerca, que volta a receber o...

Concessionários da Costa da Caparica estão há dois anos sem contratos: “É a completa instabilidade”

“Se formos a concurso público com regras completamente abertas, vamos ser todos corridos”, diz...

Hélder Sousa Silva: “O PSD não deve servir de muleta a quem está na governação em Almada”

Ex-presidente da Câmara de Mafra e atualmente eurodeputado, o candidato do PSD à Câmara...