12.5 C
Almada

Programa Habit’Almada disponibiliza 12 apartamentos no Laranjeiro

O edifício na Rua Febo Moniz, no Laranjeiro, estava devoluto desde 2013. Agora requalificado, o prédio passa a albergar 12 famílias em regime de arrendamento apoiado.

 

A Câmara Municipal de Almada anunciou no passado domingo o fim da requalificação de um edifício habitacional na Rua Febo Moniz, no Laranjeiro, que estava devoluto desde 2013. Em comunicado na sua página institucional e numa publicação no Facebook, a autarquia refere que o edifício “ganhou uma nova vida”, e que as doze habitações que o constituem já foram entregues aos respetivos moradores.

Almada reabilita edifício de habitação municipal no Laranjeiro por 1 milhão de euros

“Ontem, as 12 habitações de tipologia T1, T2 e T3 foram entregues às famílias que ali vão morar, em regime de arrendamento apoiado e de acordo com o programa Habit’Almada”, pode ler-se no comunicado. “A seleção dos agregados familiares teve ainda em conta necessidades específicas, como pessoas com mobilidade reduzida e necessidades educativas especiais”, acrescenta a autarquia.

O programa em questão, cuja regulamentação foi criada em 2020, permite às famílias do concelho em situação de necessidade a possibilidade de acesso à habitação, em regime de arrendamento apoiado. É um de vários projetos municipais de apoio à habitação, num contexto em que o valor tem continuado a aumentar, de acordo com dados recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Rendas em Almada: mediana mantém-se nos 12 euros por metro quadrado

- PUBLICIDADE -

As obras no Febo Moniz envolveram um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros ao abrigo dos Fundos Europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O projeto de requalificação incluiu o reforço estrutural do edifício, o revestimento térmico de exterior, a substituição das caixilharias e estores e a aplicação de termoacumuladores associados a painéis solares, para melhorar a eficiência energética.

Presente na cerimónia de entrega das chaves, a presidente da Câmara de Almada sublinhou o trabalho do executivo na recuperação de “casas municipais um pouco por todo o concelho”. Inês de Medeiro afirmou que esse trabalho “é para continuar a ser feito”. Recorde-se que, de acordo com o orçamento municipal aprovado no final de 2024, previa-se para a Habitação um investimento de cerca de 18 milhões de euros ao longo dos próximos dois anos.

Almada aprova orçamento de 182 milhões para 2025 com a abstenção do PSD

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
run-4-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

António José Seguro lidera votação em Almada e disputa segunda volta com Ventura

Ex-líder socialista supera resultados nacionais no concelho, enquanto Ventura fica abaixo da média do...

Faleceu o escultor almadense Francisco Simões

Escultor natural de Porto Brandão, referência da arte contemporânea portuguesa, deu nome à Escola...

Número de novos Alojamentos Locais em Almada duplicou em 2025

A Costa da Caparica mantém-se como a freguesia com o maior número de Alojamentos...

Hospital Garcia de Orta acolhe 102 novos médicos internos e residentes

Programa de Acolhimento e Integração dos novos clínicos decorreu ao longo de três dias...