14.7 C
Almada

Número de novos Alojamentos Locais em Almada desce 78% em 2024

Há agora 1698 Alojamentos Locais registados no concelho, o que representa um aumento de 3% face ao ano anterior

 

Em 2024, foram registados em Almada 100 novos alojamentos locais (AL), de acordo com os dados consultados pelo ALMADENSE na plataforma do Registo Nacional de Alojamento Local (RNAL). Trata-se de uma quebra de 78% nos novos registos, quando se compara com o ano anterior, em que foram contabilizados 459 novos AL em todo o concelho.

Esta desaceleração deve-se, em grande parte, à suspensão de licenças no Alojamento Local que esteve em vigor até outubro de 2024, devido à aplicação do programa Mais Habitação, implementado pelo Executivo anterior (PS), entretanto revogada pelo atual Governo (PSD). A suspensão limitava registos em apartamentos e hospedagens em frações autónomas de edifício em todo o território nacional. As exceções prendiam-se com as modalidades de moradias, prédios em propriedade total, quartos e territórios do interior.

No que toca à distribuição pelo concelho destes novos 100 alojamentos, destaca-se a freguesia da Charneca de Caparica e Sobreda, com 42 novos registos durante o ano passado. Em segundo lugar, encontra-se a freguesia da Costa da Caparica, com mais 31 alojamentos. Segue-se a União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, onde se registaram 21 empreendimentos, e a freguesia da Caparica e Trafaria, onde nasceram 6 Alojamentos Locais.

- PUBLICIDADE -
referencia

 

Aumento de 3% no número total

Assim, o número total de AL em todo o concelho de Almada é agora de 1698, refletindo um aumento ligeiro de 3% face ao ano anterior, em que havia 1647 Alojamentos Locais registados. Apesar do crescimento, verifica-se uma desaceleração quando se compara com anos mais recentes como 2023, ano em que o registo de AL, em Almada, teve um crescimento de 32% em relação a 2022.

O elevado volume de alojamentos locais (onde se contam apartamentos, moradias e hostels) contrasta com o reduzido número de hotéis em funcionamento no concelho. No ano passado contavam-se apenas oito estabelecimentos hoteleiros, divididos entre a Costa da Caparica, que conta com quatro hotéis, a Charneca da Caparica e Sobreda com dois e, finalmente, as freguesias da Caparica e Trafaria e de Almada com um hotel cada.

 

Arrendamento em Almada atinge os 12 euros por metro quadrado

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...

SMAS Almada com orçamento de 39,8 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado na reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 26 de janeiro.   Os...

Cova da Piedade goleia e soma segunda vitória consecutiva

Equipas de Almada voltaram a entrar em campo este fim de semana, somando dois...