anuncio-farmacia-sobreda
20.8 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Legislativas 2025: O que defendem os partidos para Almada? Habitação e bairros precários

PUBLICIDADE
Mestrados-MREC

Últimas

PUBLICIDADE
Mestrados-MREC

O jornal ALMADENSE lançou um pequeno desafio aos partidos com representação parlamentar: quatro questões sobre temas relacionados com Almada que dependem do Estado Central e, portanto, pertinentes em vésperas de eleições legislativas. Uma dessas questões está relacionada com a política de habitação e as soluções previstas para os bairros autoconstruídos como o Segundo Torrão e Penajóia.

Aqui publicamos as respostas à questão:

Os empreendimentos atualmente em construção em Almada, no âmbito do Plano Integrado de Almada (PIA), destinados ao arrendamento acessível, são suficientes para responder à crescente dificuldade de acesso à habitação no concelho? Por outro lado, esses projetos parecem não contemplar soluções para os bairros autoconstruídos, como o Segundo Torrão e Penajóia (este último edificado em terrenos do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, IHRU). Que respostas propõem para os moradores destes bairros?

Nota: Seguindo as setas encontrará as respostas enviadas pelos partidos ao ALMADENSE. A ordenação dos mesmos foi feita segundo a votação obtida em Almada nas últimas eleições legislativas. O partido Chega não respondeu às questões.

Veja a resposta às outras questões:
 Mobilidade     Lisnave     Compromissos 

Anterior
Seguinte

PS

Partido-Socialista

Relativamente à habitação, reconhecemos que os projetos do Plano Integrado de Almada (PIA) atualmente em curso são passos importantes naquele que é o caminho que o Partido Socialista quer traçar, mas que são também insuficientes face à pressão crescente sobre o mercado habitacional em Almada. O secretário-geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, tem referido por diversas vezes, nesta campanha eleitoral, o compromisso do PS com a construção de mais habitações para fazer face à crise que vivemos.

Assim, o PS propõe a criação de instrumentos permanentes de financiamento público para a construção de habitação acessível, com uma dotação anual financiada pelos dividendos da Caixa Geral de Depósitos (CGD), canalizada diretamente para as autarquias. Estes recursos destinam-se não apenas à promoção, mas também à manutenção de habitação pública, garantindo a sua sustentabilidade a longo prazo. Paralelamente, o PS defende a revisão das regras do Alojamento Local (AL), com o objetivo de repor mecanismos mínimos de regulação e, ao mesmo tempo, incentivar a transição de imóveis atualmente afetos ao AL para o arrendamento habitacional permanente. Trata-se de uma medida que contribui diretamente para aumentar a oferta de habitação em zonas urbanas muito pressionadas.

Propomos ainda a revisão da fórmula de atualização de rendas, passando a incluir a evolução dos salários nos anos em que a inflação seja superior a 2%, de modo a proteger os inquilinos de aumentos desproporcionais e a garantir maior justiça social. No licenciamento de novos projetos urbanísticos, o Partido Socialista defende a integração obrigatória de soluções de habitação acessível, nomeadamente através do aumento da capacidade construtiva e da introdução de quotas mínimas de fogos destinados a arrendamento acessível ou habitação a custos controlados, sempre em articulação com as autarquias.

No caso dos bairros autoconstruídos, como o Segundo Torrão e a Penajóia, é imperativo que a dignidade das pessoas e famílias que aí habitam seja preservada durante todo o processo de realojamento. Por isso, o Partido Socialista defende um realojamento destas famílias, com soluções habitacionais duradouras para as famílias mais vulneráveis, ao mesmo tempo que tem de ser salvaguardada a utilização legal dos solos públicos.

 

Anterior
Seguinte

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Costa da Caparica vence concurso de Marchas Populares de Almada

A Marcha da Costa da Caparica venceu o concurso de 2025 e arrecadou ainda...

De marinheiro a cientista: 10 propostas para as férias dos mais novos em Almada

Conheça os melhores campos de férias para os pequeninos do concelho, desde aqueles que...

Carris Metropolitana ultrapassou falta de motoristas em Almada

Operadora considera o desempenho "positivo", especialmente tendo em conta os "desafios estruturais com que...

Fotogaleria: Marchas Populares de Almada 2025 enchem a avenida de cor e alegria

As Marchas Populares de Almada animaram a véspera de São João, a 23 de...