13 C
Almada

Arranca em setembro reposição de areia nas praias da Costa da Caparica

Intervenção visa mitigar a erosão costeira, proteger as pessoas e melhorar a estabilidade da linha de costa. 

 

Arrancam no próximo mês de setembro os trabalhos de reposição de areia nas praias da Costa da Caparica, no concelho de Almada, anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em comunicado de imprensa. A intervenção tem um prazo de execução previsto de dois meses, procedendo à alimentação da praia com um volume total de 1 milhão de metros cúbicos de areia.

A obra está a cargo da APA e decorre de um protocolo assinado no ano passado entre a agência e a Administração do Porto de Lisboa.

Com um investimento de 8,6 milhões de euros, a intervenção “tem como objetivo a proteção de pessoas e bens, através da melhoria da melhoria das condições de estabilidade da linha de costa, da redução da vulnerabilidade ao galgamento/inundação costeira e da proteção de obras de engenharia costeira pesada existentes, tais como a obra longitudinal aderente e os esporões”, explicou a APA.

Quanto aos sedimentos que serão colocados nas praias, são provenientes do Canal da Barra Sul, na entrada do estuário do Tejo.

- PUBLICIDADE -
referencia

A obra é financiada por fundos europeus Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade (PACS) e por investimento da Administração do Porto de Lisboa.

“É fundamental garantir que as nossas praias continuam a ser um atrativo turístico, mas também um ecossistema saudável e equilibrado”, afirmou Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente, durante a cerimónia de assinatura do protocolo. Admitindo que se trata de uma “intervenção que, daqui a uns anos, voltaremos a fazer”, a ministra sublinhou, ainda assim, que a realimentação das praias é fundamental para “proteger o litoral”.

De resto, desde 2007 têm sido realizadas várias operações de reposição de areia nas praias da Costa da Caparica, tendo a última intervenção deste tipo sido efetuada em 2019.

Prevista no Plano de Ação – Litoral XXI, a intervenção visa mitigar a erosão costeira, ao mesmo tempo que pretende “melhorar a área recreativa e valorizar o litoral, através do aumento da largura da praia para uso balnear”, destacou a Câmara de Almada, numa nota publicada no seu site.

 

Governo investe 9 milhões de euros na reposição de areia na Costa da Caparica

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Transporte fluvial no Porto Brandão interrompido

Ligação fluvial está limitada ao percurso Trafaria – Belém, sem data para a reposição...

Casa da Cerca celebra novo ciclo com inauguração de três exposições

Mostras marcam o início de um novo ciclo expositivo no espaço cultural situado em...

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Convento dos Capuchos encerra por tempo indeterminado devido à tempestade Kristin

Câmara Municipal de Almada confirma danos no edifício e nos jardins, na sequência do...