anuncio-farmacia-sobreda
21.5 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Governo investe 9 milhões de euros na reposição de areia na Costa da Caparica

Protocolo assinado esta segunda-feira prevê a deposição de um milhão de metros cúbicos de areia nas praias urbanas da Costa da Caparica e na praia de S. João da Caparica em 2025.

 

As praias urbanas da Costa da Caparica e a praia de S. João voltam no próximo ano a receber trabalhos de alimentação artificial com cerca de um milhão de metros cúbicos de areia, num investimento que ascende a nove milhões de euros. Para assinalar o compromisso, foi assinado esta segunda-feira, dia 29 de julho, um protocolo entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Administração do Porto de Lisboa.

“É fundamental garantir que as nossas praias continuam a ser um atrativo turístico, mas também um ecossistema saudável e equilibrado”, afirmou Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente, que marcou presença na cerimónia, realizada no Posto de Turismo da Costa da Caparica.

“Claro que sabemos que é uma intervenção que, daqui a uns anos, voltaremos a fazer”, acrescentou a ministra, para quem a medida de realimentação das praias é fundamental para “proteger o litoral”.

- PUBLICIDADE -

Prevista no Plano de Ação – Litoral XXI, a intervenção tem por objetivo mitigar a erosão costeira e o risco para pessoas e bens, melhorando as condições de estabilidade da linha de costa e reduzindo o risco de galgamento e inundações na zona costeira. Ao mesmo tempo, “procura-se melhorar a área recreativa e valorizar o litoral, através do aumento da largura da praia para uso balnear”, destaca a Câmara de Almada, numa nota publicada no seu site.

Também presente na assinatura do protocolo, a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros (PS) frisou que “é muito importante que, tal como estava previsto em 2019, que agora em 2025 possamos voltar a fazer esta recarga. É fundamental porque, ao contrário da ideia de algumas pessoas, isto não é areia que volta para o mar e não é dinheiro deitado à rua. Esta areia vai consolidando justamente o que se chama a praia subterrânea e nós sentimos que a praia se torna mais resiliente”, disse a autarca, citada pela agência Lusa.

Desde 2007 que têm decorrido intervenções de alimentação artificial de areia nas praias da Costa da Caparica, sendo que a mais recente decorreu em 2019.

Além da Costa da Caparica, Maria da Graça Carvalho visitou ainda as praias de Melides, Portinho da Arrábida e Galápos (em Setúbal). No seu conjunto, o Programa Sustentável 2030, prevê investir um total de 140 milhões de euros na valorização do litoral, dos quais 51 milhões serão avançados já este ano.

 

Projeto ReDuna visa recuperar o sistema dunar

Após a assinatura do protocolo, a ministra do Ambiente teve ainda oportunidade para visitar o projeto ReDuna, que decorre desde 2015 na praia de S. João da Caparica e verificar os avanços realizados na recuperação das dunas.

Trata-se de um plano municipal que pretende promover o restauro e recuperação do sistema dunar das praias do concelho, aumentando desta forma a capacidade de retenção das areias e tornando o cordão dunar mais resistente à erosão. Um projeto que pretende também proteger a costa e a biodiversidade, que “faz prova científica de que as plantas são essenciais para a robustez das dunas”, assinala a autarquia.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/costa-da-caparica-com-dez-praias-bandeira-azul-em-2024/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

1 Comentário

  1. Também no AL? É que duvido que grande parte esteja registado para o efeito. No prédio onde moro tem AL mas nem sequer está afixado como manda a lei. País de vigaristas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Mestrados-MREC

Últimas

PUBLICIDADE
festa-vilas-charneca

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

“Ainda Estou Aqui” e outros sucessos do cinema brasileiro numa mostra em Almada

A edição de 2025 exibe cinco filmes recentes de produção brasileira, incluindo o fenómeno...

Programa Habit’Almada disponibiliza 12 apartamentos no Laranjeiro

O edifício na Rua Febo Moniz, no Laranjeiro, estava devoluto desde 2013. Agora requalificado,...

Uma Pedra no Sapato: “Uma paródia sobre factos e ficções da cidade de Almada”

A criação resultou de uma parceria entre a companhia Arte 33, a comunidade local...

Teresa Gafeira e um legado ao teatro em Almada: “Tenho orgulho no trabalho feito”

Antes da estreia de Um Adeus Mais-que-perfeito, criação da Companhia de Teatro de Almada...