anuncio-farmacia-sobreda
17.2 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Uma nova visão sobre o território para ver no Museu de Almada

Um convite a conhecer os planos das mais icónicas infraestruturas erguidas em Almada, mas também surpreendentes projetos urbanísticos que nunca saíram do papel.

 

O projeto do emblemático edifício do Cine Incrível, em Almada Velha, a maqueta original da ponte 25 de Abril (com seis metros de comprimento) ou os planos para os bairros amarelo, branco e rosa são alguns dos documentos inéditos que guiam o visitante na exposição “Almada: Um território em Seis Ecologias”.

Mas não só. Patente no Museu de Almada – Casa da Cidade, na Cova da Piedade, até 10 de abril do próximo ano, a mostra é também uma oportunidade para conhecer surpreendentes planos urbanísticos pensados para o concelho de Almada que nunca foram executados.

Projetados por alguns dos mais importantes nomes da arquitetura que trabalharam em Portugal no século XX como Rafael Botelho, Étienne de Gröer ou Faria da Costa, muitos dos planos idealizados nunca saíram do papel. Uma realidade que o curador Luís Santiago Baptista atribui tanto a “interesses privados” como à “relação de alguma conflitualidade entre o poder central e o poder local”, afirmou durante uma visita guiada com jornalistas.

- PUBLICIDADE -

 

Um convite à reflexão sobre a cidade

Apresentando uma visão abrangente sobre a cidade consolidada, a expansão pública ou sobre o interior fragmentado numa perspetiva de evolução histórica, a exposição pretende reforçar o conhecimento e a reflexão sobre o concelho, instrumentos essenciais para se poder “atuar hoje sobre o território”, destacou Santiago Baptista, que dividiu a curadoria com Paula Melâneo.

Inspiradas na definição do teórico e historiador Reyner Banham, as “ecologias” têm como objetivo captar a singularidade do concelho de Almada nas suas múltiplas identidades sociais e culturais. Em suma, o objetivo é “ativar a memória para projetar o futuro do concelho”, sublinha o curador, para quem a exposição coloca em evidência os “desafios que enfrenta hoje o território de Almada”.

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/festa-do-cinema-frances-ha-13-filmes-para-ver-em-almada/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tml-navegante

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Festas da Cova da Piedade celebram tradições de 11 a 14 de setembro

Festividades incluem quatro dias de programação cultural, desportiva e religiosa, com atividades para todas...

“Mazel Tov” celebra oito anos do curso de teatro musical na Academia Almadense

Musical que transporta o público à Rússia Imperial será apresentado em Almada Velha entre...

Após requalificação, Casa da Cerca em Almada abre ciclo com três novas exposições

Autarquia realizou obras de requalificação da Casa da Cerca, que volta a receber o...

Concessionários da Costa da Caparica estão há dois anos sem contratos: “É a completa instabilidade”

“Se formos a concurso público com regras completamente abertas, vamos ser todos corridos”, diz...