15.4 C
Almada

Ritmo do Festival de Jazz Manouche está a chegar a Almada

Festival traz concertos, documentários, workshops e masterclasses de guitarra manouche ao icónico Cine Incrível, em Almada Velha.

 

O ritmo do jazz está a chegar a Almada pela mão do Festival Manouche, que vai decorrer de 27 a 29 de maio no Cine Incrível, em Almada Velha. Para além dos concertos, o evento traz também documentários, workshops de dança e masterclasses de guitarra manouche.

O festival arranca na sexta-feira, dia 27, com uma masterclass do carismático Romain Vuillemin. No mesmo dia, há também um tributo a Stéphane Grappelli e, às 23h 30, um concerto de Romain Vuillemin Quartet.

No dia seguinte, sábado, Almada Velha vibra com a atuação dos Les Triplettes de Lisbonne, às 22h, e dos Swing na Guelra, às 23h 30. Para fechar a noite, está marcada uma jam session para deixar o jazz fluir no Cine Incrível. 

- PUBLICIDADE -

No fecho do festival, dia 29, destaque ainda para o workshop de dança Blues & Swing, às 15h, e um concerto de tributo ao guitarrista que inspirou o Jazz Manouche, assim como a expressão musical e o nome do festival —Django Reinhardt. 

Django era um músico cigano de etnia manouche, pertencente ao Quintette du Hot Club de France. A banda tinha uma melodia particular, tocava swing (mas com um toque particular de Django) e era composta exclusivamente por instrumentos de cordas. Juntando esses fatores à natureza improvisada das suas atuações, criava-se um espetáculo único. 

O festival “contribui para que esta música se estabeleça em Almada, fazendo de cada um de nós protagonistas, com a responsabilidade de divulgar e perpetuar esta música e viajar com ela, como é do feitio cigano, cumprindo o papel de discípulos”, destaca a organização do festival, a associação criativa Alma Danada, que surgiu em 2011 com a reabilitação e dinamização do icónico Cine Incrível.

 

festival-jazz-almada

Já a equipa de organização do festival acredita que “será enriquecedor continuar com a realização de um festival com a especificidade do Manouche, que permite não só animar a rua, entretanto tornada pedonal, acrescentando as vertentes da dança, balboa e lindy-hop e ainda a vertente do cinema/documentário”.

Os bilhetes têm um preço de 15 euros, valor diário, ou de 25 euros para o passe geral. Podem ser adquiridos no Cine Incrível ou na loja de discos Drogaria Central Loja de Discos. Também pode contactar através de email. Para mais informações, pode visitar o site da organização do festival.

- PUBLICIDADE -

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/orquestra-de-camara-de-viena-em-destaque-no-festival-de-musica-dos-capuchos/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...

SMAS Almada com orçamento de 39,8 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado na reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 26 de janeiro.   Os...

Cova da Piedade goleia e soma segunda vitória consecutiva

Equipas de Almada voltaram a entrar em campo este fim de semana, somando dois...