11.7 C
Almada

Noites de cinema regressam ao Convento dos Capuchos

O programa “A Grande Arte no Cinema” traz aos Capuchos a vida e obra de Van Gogh, Modigliani e Leonardo Da Vinci. A entrada é livre.

 

Ao longo do mês de setembro, o Convento dos Capuchos, na Caparica, apresenta um ciclo fílmico com o tema “A Grande Arte no Cinema”. Através de três obras, distribuídas por três sábados, os espectadores poderão conhecer a vida de Leonardo Da Vinci, Modigliani e Van Gogh.

O ciclo começa no dia 2 pelas 21h30, com o filme “Van Gogh – entre o trigo e o céu”, de Giovanni Piscaglia. Neste documentário de 2019, é possível conhecer o pintor através do espólio da sua maior colecionadora, que no início do século XX acabou por comprar 300 das suas obras. Através do contacto com as obras de Van Gogh, pela lente da colecionadora, o espectador explora o mundo interior do artista holandês, dominado pelo tormento e pela beleza.

A 16 de setembro, às 21h, a estrela é Modigliani, pintor reconhecido pelos seus retratos femininos. “Modigliani – o pintor maldito”, de Valeria Parisi, percorre os museus onde hoje se expõem as suas obras, acompanhando a sua curta e atormentada vida e frisando o ponto de vista da sua jovem esposa Jeanne Hébuterne, uma das figuras inspiradoras da pintura de Modigliani.

- PUBLICIDADE -
referencia

Na ultima sessão, a 30 de setembro, às 21h, o destaque vai para Leonardo Da Vinci, considerado por muitos o maior génio da história. “Eu, Leonardo”, de Jesus Garces Lambert, é o filme documental que vem assinalar os 500 anos da morte do inventor, pintor e cientista. Aqui, o protagonista é a mente de Leonardo, que pensa o mundo e evoca os momentos mais significativos da sua prolífica existência.

Ao agregar um lado informativo a uma forte componente visual e de entretenimento, os documentários escolhidos permitem tomar contacto com figuras incontornáveis do panorama artístico de uma forma dinâmica e estimulante. A entrada é livre, não sendo necessário reservar bilhetes.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/festas-de-nossa-senhora-da-piedade-animam-largo-5-de-outubro/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
Exposicao_Lugares-da-Alma_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Faleceu o escultor almadense Francisco Simões

Escultor natural de Porto Brandão, referência da arte contemporânea portuguesa, deu nome à Escola...

Teatro contemporâneo chega a Almada com “Introdução à Minha Vida”

Espetáculo de Philip Ridley sobe ao palco do Auditório Osvaldo de Azinheira a 17...

Almada celebra 50 anos do Poder Local Democrático na Oficina da Cultura

Memória, homenagem e diálogo entre gerações marcam as comemorações promovidas pela Associação Amigos da...

Shakespeare, Tom Murphy e David Mamet marcam 2026 no Teatro de Almada

Mais de 50 espetáculos compõem a programação do Teatro Municipal Joaquim Benite num ano...