12.5 C
Almada

Mostra de Cinema Brasileiro regressa a Almada para nova edição

17ª edição do evento que divulga filmes brasileiros decorre de 25 a 29 de julho no Auditório Fernando Lopes-Graça. A entrada é gratuita, mas requer levantamento obrigatório do bilhete.

 

Está de regresso a Almada a Mostra de Cinema Brasileiro. Entre 25 e 29 de julho, o Auditório Fernando Lopes-Graça, no Forum Municipal Romeu Correia, apresenta a 17ª edição do evento que traz ao público almadense uma seleção de longas-metragens produzidas no Brasil. São dois documentários e quatro dramas em cinco sessões de cinema com entrada gratuita.

“Nheengatu – A Língua da Amazónia” é o primeiro filme a ser exibido – dia 25, pelas 21h. Neste documentário, José Barahona viaja à Amazónia profunda em busca do nheengatu, uma língua que mistura o tupi e outras línguas indígenas com o português. Utilizada pelos nativos na zona alta do Rio Negro, o nheengatu é a prova viva do encontro de dois mundos, e da perda forçada da diversidade cultural devido à colonização. 

No dia 26, pelas 21h, há “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert. O filme da realizadora brasileira acompanha Val, uma mulher pernambucana que se muda para São Paulo à procura de uma vida melhor para a sua filha Jéssica, que fica no Nordeste com os avós. Durante 13 anos, Val trabalha como doméstica na casa de uma abastada família e cuida de Fabinho, filho dos patrões. Mas o equilíbrio desta relação, afetiva e laboral, é posto em causa quando Jéssica viaja para São Paulo para tentar ingressar na faculdade. A longa-metragem de Muylaert retrata as desigualdades sociais da sociedade brasileira.

- PUBLICIDADE -

O terceiro filme a ser exibido, pelas 21h do dia 27, é “O Clube dos Anjos”. Inspirado no romance homónimo de Luís Fernando Veríssimo, o realizador Angelo Defanti conta a história do Clube do Picadinho, um grupo de sete amigos que se reúne mensalmente para degustar comida deliciosa, enquanto celebra a amizade que os une. Com o passar dos anos, a vontade para reunir diminui, até à chegada de um misterioso chef, que relembra ao grupo de amigos as razões pelas quais se juntavam anteriormente. O filme de Defanti mistura comida, amizade e gula num thriller cheio de mistério e humor negro.

Na sexta-feira, dia 28, pelas 21h, é a vez de celebrar a vida de “Miúcha, a Voz da Bossa Nova”. O documentário de Liliane Mutti e Daniel Zarvos conta a história de Heloísa Maria Buarque de Hollanda, uma das mais importantes cantoras brasileiras da sua geração. Irmã de Chico Buarque, casada com João Gilberto, pupila de Vinicius de Moraes e companheira de Tom Jobim, Miúcha é um dos maiores nomes da Bossa Nova e também um dos seus maiores segredos. Sempre ao lado dos maiores nomes do género, a cantora e compositora liberta-se neste documentário das sombras dos grandes homens que a acompanharam na vida, retratando a dificuldade de afirmação da artista na sua carreira a solo.

Para encerrar esta edição, no sábado, dia 29, há sessão dupla. Às 17h, “O Lobo Atrás da Porta”: o drama de Fernando Coimbra tem como ponto de partida a investigação do desaparecimento de uma criança. A partir dos depoimentos dos pais, Bernardo e Sylvia, e da amante de Bernardo, o comissário encarregue das interrogações descobre uma rede de mentiras, contradições, vingança e ciúmes que está na base do caso.

Pelas 21h, é exibido “Aos Nossos Filhos”, um filme de Maria de Medeiros, adaptado da peça de teatro homónima de Laura Castro. Neste drama da realizadora portuguesa, questiona-se o que é uma família e reflete-se sobre a maternidade e o passado e presente da realidade política do Brasil, entre as contradições internas de uma corajosa mãe que enfrentou a ditadura militar brasileira, mas que tem dificuldade em aceitar a relação homossexual da filha e o desejo desta de ser mãe através de inseminação artificial. 

A entrada é gratuita, mas requer o levantamento obrigatório dos bilhetes, que pode ser feito durante o horário habitual da bilheteira do auditório ou uma hora antes de todas as sessões de cinema. A 17ª Mostra de Cinema Brasileiro tem o apoio da embaixada do Brasil em Portugal.

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/fred-martins-jaques-e-paula-morelenbaum-trazem-noite-de-musica-ao-museu-de-almada/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...

SMAS Almada com orçamento de 39,8 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado na reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 26 de janeiro.   Os...

Cova da Piedade goleia e soma segunda vitória consecutiva

Equipas de Almada voltaram a entrar em campo este fim de semana, somando dois...

Almada integra programa ‘Menos Ruído’ para isolar casas afetadas pelo aeroporto

Protocolo prevê financiamento de 10 milhões de euros para obras em edifícios expostos ao ruído, protegendo direito ao descanso e qualidade de vida