anuncio-farmacia-sobreda
20.6 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

“Havana Social Club”: o ritmo cubano na Academia Almadense

Septeto que presta tributo à música tradicional cubana dos anos 30, 40 e 50 traz um espetáculo especial à Academia Almadense.

 

O septeto “Havana Social Club” traz a Almada os ritmos cubanos, através de uma homenagem ao famoso “Septeto Habanero”.  Para isso, convida o público a entrar na história e na tradição cubana, prestando tributo à música tradicional deste país, do qual fazem parte artistas como Compay Segundo, Nico Saquito, Los Compadres ou Buena Vista Social Club. O concerto terá lugar a 6 de maio, pelas 21h30, na Academia Almadense.

Através da releitura de clássicos do cancioneiro cubano, o grupo convida os assistentes a explorar a essência desta cultura, com o virtuosismo de Victor Zamora no piano. De origem cubana e radicado em Portugal desde 1999,  artista traz à música cubana o colorido do jazz latino. É também um ávido conhecedor da música portuguesa, tendo colaborado com artistas como Paulo de Carvalho, Dulce Pontes e Vitorino. 

A banda homenageada, o “Septeto Habanero”, é uma verdadeira instituição em Cuba. Inicialmente com o nome “Sexteto Habanero”, foi criada em 1920, sendo um dos agrupamentos com mais tradição no país e impulsionador do género musical “Són”, que foi considerado, mais tarde, como subversivo pela ditadura de Gerardo Machado.  

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

Oriundo da parte oriental da ilha, o “Són” transmite uma fusão de tradições espanholas e africanas, plena de vitalidade e tropicalismo. O estilo vocal único, a métrica lírica e a primazia do trés (guitarra de três cordas duplas) transmitem um misto de emoções, sempre em movimento através do ritmo latino.

Música de dança popular dos camponeses e dos proletários, o “Són” é a raíz de muitas formas contemporâneas. Era dançado, inicialmente, em bairros populares, tornando-se no seu meio de expressão mais representativo após a Primeira Guerra Mundial.

O espetáculo é da promotora Proeza Arrebatadora e conta com o apoio do jornal ALMADENSE. Os bilhetes têm o valor de 16 euros e podem ser adquiridos aqui.

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/banda-de-tributo-the-doors-alive-estreia-se-em-portugal-com-concerto-em-almada/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
banner almadense_300x600px

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Carlos Magno é o candidato do Chega à Câmara de Almada

Sob o mote “Almada sem medo”, a candidatura propõe-se “liderar uma transformação corajosa,...

Eduardo Raposo é o candidato do Livre à Câmara de Almada

Eduardo M. Raposo foi escolhido pelo Livre após eleições primárias abertas aos cidadãos. Natural...

Candidato do PSD à Câmara de Almada, Hélder Sousa Silva quer “recuperar o tempo perdido”

Candidato social-democrata afirmou que o projeto para Almada "é para oito anos". Evento de...

Ginastas do Clube Recreativo do Feijó campeãs nacionais em iniciadas

Atletas almadenses alcançaram resultados expressivos no campeonato nacional que decorreu este fim de semana.   As...