12.8 C
Almada

Flamenco Passion: a intensidade andaluza na Academia Almadense

Património Imaterial da Humanidade, o flamenco representa uma “arte universal”, sublinha Pedro Nunes, responsável pelo espetáculo que se apresenta este sábado em Almada.

 

Intensidade: é esta a palavra escolhida por Pedro Nunes, que começou a desenvolver o projeto “Flamenco Passion” há cerca de cinco anos, para definir o espetáculo que sobe ao palco da Academia Almadense já este sábado, dia 25 de fevereiro, às 21h30.

Levantando um pouco o véu, Pedro Nunes, responsável pelo espectáculo, conta ao ALMADENSE que a narrativa começa com um enterro: apagam-se as luzes e ouvimos uma voz vinda do além, a guitarra de Paco de Lucía, que nos fala da sua infância, das casas de flamenco e dos bodégons.

Deste enterro, em que ao jeito cigano se dança a celebração da vida, partimos para uma história dinâmica e intensa, que conta com quatro músicos e três bailaores. Um deles, avança, é João Lara, um dos dez melhores bailarinos de flamenco do mundo, primeiro bailarino português premiado no festival espanhol de Jerez de la Frontera. O enredo vai-se abrindo cada vez mais e termina com um “fim de fiesta”, em que os músicos cantam e tocam para a plateia em acústico. 

- PUBLICIDADE -

Património Imaterial da Humanidade desde 2010, o flamenco representa, para além da cultura e das raízes de um povo –o povo andaluz– é um espetáculo repleto de emoção e sentimento, “a que ninguém fica indiferente”.

Tal como o Fado ou o Tango, explica Pedro Nunes, esta forma de arte entra dentro das pessoas: “é possível ir, por exemplo, ao Japão e ver pessoas a dançar flamenco, porque esta arte é universal”. Toca no mais profundo de nós –e nunca o esquecemos, sublinha.

O espetáculo é trazido à Academia Almadense pela promotora Proeza Arrebatadora. Os bilhetes para o espectáculo têm o valor fixo de 15 euros e podem ser adquiridos na Ticketline.

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/musical-alice-no-pais-das-maravilhas-promete-encher-de-sonhos-a-academia-almadense/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
run-4-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...

SMAS Almada com orçamento de 39,8 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado na reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 26 de janeiro.   Os...