15.2 C
Almada

FILOS*PARAR aproxima as crianças da filosofia no Teatro António Assunção, em Almada

Espetáculo dirigido ao público infantil convida a uma reflexão à volta de conceitos filosóficos relacionados com “parar”. 

 

O espetáculo infantil FILOS*PARAR vai ser apresentado no Teatro-Estúdio António Assunção, em Almada Velha, prometendo aproximar os mais novos da filosofia de forma interativa e reflexiva. A criação da Anthropos Associação Cultural será apresentada no dia 21 de setembro, às 11h, tendo nova sessão no dia 15 de novembro, também pelas 11h, durante a Mostra de Teatro de Almada.

Desenvolvido a partir de um trabalho de pesquisa em várias escolas e com a mentoria de Joana Rita Sousa, especialista em filosofia para crianças, o espetáculo explora conceitos filosóficos ligados ao tema do “Parar”. Questões como “Estar parado é o mesmo que estar à espera?”, “O que acontece quando paramos?” e “Quem somos nós quando estamos sozinhos?” são algumas das reflexões suscitadas.

A encenação é da responsabilidade de Juliana Pinho, com interpretação de Ana Rita Ferreira, João Condeça e Patrícia Fonseca.

“A criança é estimulada a entrar e participar na história”, destaca a organização. Para isso, no início do espetáculo, cada espectador recebe um post-it para escrever uma pergunta. No final, os post-its são colocados no cenário da peça, numa cidade onde “as pessoas não podiam fazer perguntas”, incentivando o pensamento crítico e o questionamento do mundo à nossa volta.

- PUBLICIDADE -
referencia

Os bilhetes têm o valor de 10 euros para adultos e 6 euros para crianças, jovens, séniores, professores, profissionais de espetáculo e grupos a partir de três pessoas. As reservas podem ser feitas através do email teaareservas@gmail.com, ou via telefónica para o Teatro Extremo para os números 212 723 660 e 962 215 929. O ALMADENSE é parceiro de comunicação deste evento.

Quanto à Anthropos Associação Cultural, foi fundada em 2021, tendo como missão explorar a relação entre Antropologia e Teatro, propondo trabalhar “a partir, com e para o outro”.

 

Nos 50 anos da independência, Almada dedica uma semana a Cabo Verde

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

‘Cloning Sessions’ trazem rock independente ao Cine Incrível, em Almada

"Queremos consolidar Almada como a capital do rock alternativo a sul do Tejo", sublinha...

Casa da Cerca celebra novo ciclo com inauguração de três exposições

Mostras marcam o início de um novo ciclo expositivo no espaço cultural situado em...

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Ena Pá 2000 regressam a Almada para concerto no Cine Incrível (com data extra)

Almada recebe o primeiro concerto dos Ena Pá 2000 após as eleições presidenciais, com...