12.8 C
Almada

Festival Transborda regressa a Almada em abril

Almada recebe a terceira edição do Festival Transborda, com espetáculos, oficinas, performances e conversas entre 29 de abril e 14 de maio.

 

A terceira edição da Transborda – Mostra Internacional de Artes Performativas chega a Almada a partir de 29 de abril, dia em que se celebra o Dia Mundial da Dança, e prolonga-se até 14 de maio.

O festival dedicado à divulgação e partilha de dança contemporânea e trabalhos performativos será inaugurado com “Ai, Ai, Ai” do coreógrafo brasileiro Marcelo Evelin, apresentado no Fórum Municipal Romeu Correia. Distinguida com o Prémio Prata das Artes na Holanda, a peça estreou pela primeira vez em 1995. 

Esta terceira edição conta com nomes da arte como Vania Vaneau, artista brasileira radicada em França com o espetáculo “Nébula”, que aborda o corpo humano em relação à natureza. Quanto à coreógrafa e a bailarina Vera Mantero, uma das fundadoras da Nova Dança Portuguesa, apresenta “O Susto é um Mundo”, uma peça que convida a uma viagem pelo mundo dos sonhos e do inconsciente, na Sala Principal do Teatro Municipal Joaquim Benite. Mariana Tengner Barros, Francisco Thiago Cavalcanti e Francisca Pinto são nomes que também estão presentes nesta mostra. 

- PUBLICIDADE -
referencia

Já “Batucada”, realizado com 40 performers, foi concebido para a abertura do Kunstenfestivaldesarts de Bruxelas, sendo apresentado na Sala de Ensaio, do Teatro Municipal Joaquim Benite.

Num formato direcionado à investigação, à partilha e à qualificação artística, o Festival Transborda convida ainda os almadenses e todos os amantes de artes a participar nas oficinas “O Corpo e as suas Camadas: Paisagens Internas e Externas”, com Vania Vaneau na Casa da Dança. A entrada nas oficinas e espetáculos tem um custo a partir de 5 euros. 

O Festival Transborda é coorganizado pela Casa da Dança e Núcleo de Artes Performativas de Almada e conta com o apoio da Câmara Municipal de Almada.

 

Confira os destaques da programação:

29 Abril | Sáb| 21h00| M/14| 50 Min

AI, AI, AI | MARCELO EVELIN (BR/NL)

- PUBLICIDADE -

Fórum Municipal Romeu Correia – Auditório Fernando Lopes-Graça

 

5 Maio | Sex | 21h00 | M/14 | 60 Min

THRESHOLD | MARIANA TENGNER BARROS (PT)

Casa da Dança – Ponto de Encontro

 

6 Maio | Sáb | 21h00 | M/14 | 70 Min

TAMBÉM SE MATAM CAVALOS | FRANCISCO THIAGO CAVALCANTI (BR/PT)

- PUBLICIDADE -

Fórum Municipal Romeu Correia – Auditório Fernando Lopes-Graça

 

6 e 7 Maio | Sáb e Dom | 18h00 | M/16 | 70 Min

BATUCADA | MARCELO EVELIN (BR/NL)

Teatro Municipal Joaquim Benite – Sala de Ensaio

 

12 Maio | Sex | 21H00 | M/14 | 85 Min

O SUSTO É UM MUNDO | VERA MANTERO (PT)

Teatro Municipal Joaquim Benite – Sala Principal

 

13 Maio | Sáb | 21h00 | M/14 | 55 Min

NÉBULA | VANIA VANEAU (BR/FR)

Fórum Municipal Romeu Correia – Auditório Fernando Lopes-Graça

 

14 Maio | Dom | 19h00 | M/14 | 60 Min

QUANDO EU MORRER ME ENTERREM NA FLORESTA | FRANCISCO THIAGO

CAVALCANTI e FRANCISCA PINTO (BR/PT)

Casa da Dança – Ponto de Encontro

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Mais Notícias

PUBLICIDADE
natal-forum

Artigos Relacionados

Almada celebra 50 anos do Poder Local Democrático na Oficina da Cultura

Memória, homenagem e diálogo entre gerações marcam as comemorações promovidas pela Associação Amigos da...

Almada AC vence dérbi almadense na Cova da Piedade

Num domingo repleto de embates para os quatro clubes almadenses na I Divisão da...

Shakespeare, Tom Murphy e David Mamet marcam 2026 no Teatro de Almada

Mais de 50 espetáculos compõem a programação do Teatro Municipal Joaquim Benite num ano...

Margem Sul reforçada com mais ambulâncias já este fim de semana

Primeiro veículo está a operar desde a manhã desta sexta-feira a partir da Trafaria.   A...