anuncio-farmacia-sobreda
20.2 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Festival Transborda regressa a Almada com dança e artes performativas

Segunda edição da mostra internacional traz a Almada espectáculos, oficinas, performances e conversas entre os dias 17 de fevereiro e 12 de março.

 

O festival Transborda, dedicado à divulgação da dança contemporânea e de trabalhos performativos, regressa a Almada entre os dias 17 de fevereiro e 12 de março. Trata-se de uma iniciativa da Casa da Dança, que pretende apresentar ao público almadense artistas e criadores procedentes de diversos países.

Nesta segunda edição, a mostra traz nomes como Vera Mantero (Portugal), Marcelo Evelin (Brasil/Holanda), Vania Vaneau (Brasil/França) ou Volmir Cordeiro (Brasil/França), e decorre em espaços como o Teatro Municipal Joaquim Benite, o Auditório Osvaldo Azinheira ou a Casa Municipal da Juventude, em Cacilhas.

“Blanc”, de Vania Vaneau, parte de rituais de transe afro-brasileiros para investigar um corpo formado por multiplicidades. Em “Época”, Volmir Cordeiro e Marcela Santander visitam e avivam em seus corpos, uma série de questões propostas por mulheres artistas do século XX.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

Em “Sur le Fil”, Nacera Belaza leva o corpo a atravessar limites num equilíbrio cuidadoso em direção ao que parece aparentemente impossível. Por sua vez, “La Burla” é primeiro trabalho conjunto de Bruno Brandolino e Bibi Dória. Trata-se de uma ficção coreográfica num presente obscuro e pós-apocalíptico, onde invocações e rituais misturam o sagrado e o profano.

Além das apresentações, a Transborda propõe ainda ações viradas para a investigação, a partilha e a qualificação artística. “Barricada”, de Marcelo Evelin, conta com um formato de uma oficina-performance, uma prática coletiva que propõe pensar proximidade como estratégia de defesa e o estar juntos como uma posição política.

Da programação, destaque ainda para os laboratórios de composição e interpretação “O Corpo Pensante”, com Vera Mantero, e de investigação “Zonas de Contato”, com Vania Vaneau.

A mostra internacional conta ainda com o crítico Ruy Filho, que mediará conversas com artistas e vai fazer uma cobertura crítica na revista de artes Antro Positivo. As conversas gravadas serão posteriormente disponibilizadas no site da Transborda e da Casa da Dança.

A segunda edição da mostra é organizada pelo Núcleo de Artes Performativas de Almada e pela Casa da Dança, contando com os apoios da República portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes e da Câmara Municipal de Almada.

 

Programa:

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

18 de fevereiro (sexta) às 21h: Blanc, de Vania Vaneau, no Auditório Osvaldo Azinheira (Academia Almadense).

26 de fevereiro (sábado) às 20h: Barricada, de Marcelo Evelin, na Casa Municipal da Juventude – Ponto de Encontro.

27 de fevereiro (domingo) às 20h: Época, de Vladimir Cordeiro e Marcela Santander, no no Auditório Osvaldo Azinheira (Academia Almadense).

4 de março (sexta) às 21h: Le Cri e Sur le Fil, de Nacera Belaza, no Teatro Municipal Joaquim Benite.

12 de março (sábado) às 20h: La Burla, de Bruno Bandolino e Bibi Dória na Casa Municipal da Juventude – Ponto de Encontro.

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/condenadas-mas-pouco-dia-12-de-fevereiro-no-auditorio-da-costa-da-caparica/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Festas-piedade

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Após requalificação, Casa da Cerca em Almada abre ciclo com três novas exposições

Autarquia realizou obras de requalificação da Casa da Cerca, que volta a receber o...

Concessionários da Costa da Caparica estão há dois anos sem contratos: “É a completa instabilidade”

“Se formos a concurso público com regras completamente abertas, vamos ser todos corridos”, diz...

Hélder Sousa Silva: “O PSD não deve servir de muleta a quem está na governação em Almada”

Ex-presidente da Câmara de Mafra e atualmente eurodeputado, o candidato do PSD à Câmara...

Marina Marques é a candidata do PAN à Câmara Municipal de Almada

Nuno Chanoca é o candidato do partido à União de Freguesias de Laranjeiro e...