anuncio-farmacia-sobreda
25.6 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Festival Sementes regressa a Almada repleto de espetáculos e atividades para toda a família

A 30.ª edição do festival Sementes apresenta 33 atividades de teatro, marionetas, dança, circo e música para toda a família.

 

De 16 de maio a 1 de junho, o Festival Sementes volta a dar vida às ruas e palcos da cidade de Almada, celebrando também o Dia da Criança. A 30.ª edição de “Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público”, organizada pelo Teatro Extremo, conta com 33 atividades que envolvem teatro, marionetas, jogos, oficinas, música, circo, dança, teatro de rua e performances. Semeada pelo concelho de Almada e pelos municípios parceiros, a programação é pensada para toda a família, com especial atenção às crianças.

Com a participação de 17 companhias e artistas — 11 portugueses (provenientes de Almada, Lisboa, Porto, Évora, Tondela e Lousã) e seis estrangeiros (de Espanha e Itália) —, o festival apresenta um leque diversificado de atividades para miúdos e graúdos. O evento arranca com o teatro “Companhia”, no Largo Gabriel Pedro, em Almada, agendado para o dia 16 de maio, às 22h. O espetáculo junta circo e marionetas para contar, com humor e imaginação, contando a história de uma personagem que transforma a solidão num mundo fantástico.

Almada acolhe alguns dos momentos mais marcantes do festival, como o espetáculo do Palhaço Companhia, que promete brincadeiras e canções num ambiente de grande interação com os mais novos. Decorre no dia 17 de maio, às 18h, no Museu de Almada – Casa da Cidade.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

Já o Teatro-Estúdio António Assunção recebe, no dia 24, “Teatro às Três Pancadas”, com duas sessões às 11h e às 16h. Este é um espetáculo adaptado de histórias tradicionais de António Torrado, prometendo envolver o público infantil com humor e criatividade. Mais tarde, no dia 31 de maio, o Largo Gabriel Pedro volta a encher-se de magia e humor com “Check Out”, da companhia espanhola Adrian Conde. Esta peça, inspirada no cinema mudo, será também apresentada em Palmela (dia 29 de maio), no Laranjeiro (dia 30), e em Loures (dia 1 de junho).

O festival traz ainda diversas oficinas artísticas a Almada. No dia 24 de maio, a oficina “Meu Marionetomonstro” desafia os mais pequenos a criarem as suas próprias marionetas a partir de materiais recicláveis, no estúdio Artplusars, em Almada, às 10h. No dia 31, às 10h30, o Espaço Acome recebe “Olha o Fundo do Mar”, uma oficina sensorial para crianças entre 1 e 5 anos, onde música, movimento e imaginação se fundem numa descoberta ao fundo do mar. Ainda no mesmo dia, o Largo Gabriel Pedro acolhe “Gira-Riscos”, às 17h, onde o desenho ganha movimento e se transforma em brinquedos voadores e engenhocas criativas.

O último dia do festival, 1 de junho, será uma verdadeira festa. Além das comemorações espalhadas pelos concelhos parceiros, Almada acolhe o espaço “Aletria Biblioteca Itinerante – Casa Invisível”, às 16h no Largo Gabriel Pedro. Este espaço convida os mais novos e as suas famílias a mergulharem em livros, leituras, histórias, conversas e oficinas, num ambiente de partilha e convívio.

Já a Trafaria, vai receber o espetáculo “UAU!”, da companhia italiana Bruboc. A apresentação vai ter lugar no dia 31 de maio, às 16h, no Largo da República.

​Além da programação no centro de Almada, o Festival Sementes estende-se a Loures, Montemor-o-Novo e Palmela. Para além dos eventos referidos, há muito mais para descobrir em Almada e nos outros municípios parceiros. A programação completa pode ser encontrada aqui.

O festival Sementes é uma iniciativa do Teatro Extremo, com o apoio do Ministério da Cultura/DGArtes, da Câmara Municipal de Almada e dos municípios parceiros. As reservas dos bilhetes podem ser feitas através do e-mail teaareservas@gmail.com ou do contacto telefónico 212 723 660 ou 962 215 929. A bilheteira funciona de quarta a sábado, entre as 15h e as 18h30, e também uma hora antes de cada sessão.

 

Festival Read On regressa a Almada com Richard Zimmler, Madalena Sá Fernandes e António Zambujo

- PUBLICIDADE -

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
banner almadense_300x600px

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE
fct-cientista

Artigos Relacionados

Costa da Caparica vence concurso de Marchas Populares de Almada

A Marcha da Costa da Caparica venceu o concurso de 2025 e arrecadou ainda...

De marinheiro a cientista: 10 propostas para as férias dos mais novos em Almada

Conheça os melhores campos de férias para os pequeninos do concelho, desde aqueles que...

Carris Metropolitana ultrapassou falta de motoristas em Almada

Operadora considera o desempenho "positivo", especialmente tendo em conta os "desafios estruturais com que...

Fotogaleria: Marchas Populares de Almada 2025 enchem a avenida de cor e alegria

As Marchas Populares de Almada animaram a véspera de São João, a 23 de...