A 30.ª edição do festival Sementes apresenta 33 atividades de teatro, marionetas, dança, circo e música para toda a família.
De 16 de maio a 1 de junho, o Festival Sementes volta a dar vida às ruas e palcos da cidade de Almada, celebrando também o Dia da Criança. A 30.ª edição de “Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público”, organizada pelo Teatro Extremo, conta com 33 atividades que envolvem teatro, marionetas, jogos, oficinas, música, circo, dança, teatro de rua e performances. Semeada pelo concelho de Almada e pelos municípios parceiros, a programação é pensada para toda a família, com especial atenção às crianças.
Com a participação de 17 companhias e artistas — 11 portugueses (provenientes de Almada, Lisboa, Porto, Évora, Tondela e Lousã) e seis estrangeiros (de Espanha e Itália) —, o festival apresenta um leque diversificado de atividades para miúdos e graúdos. O evento arranca com o teatro “Companhia”, no Largo Gabriel Pedro, em Almada, agendado para o dia 16 de maio, às 22h. O espetáculo junta circo e marionetas para contar, com humor e imaginação, contando a história de uma personagem que transforma a solidão num mundo fantástico.
Almada acolhe alguns dos momentos mais marcantes do festival, como o espetáculo do Palhaço Companhia, que promete brincadeiras e canções num ambiente de grande interação com os mais novos. Decorre no dia 17 de maio, às 18h, no Museu de Almada – Casa da Cidade.
Já o Teatro-Estúdio António Assunção recebe, no dia 24, “Teatro às Três Pancadas”, com duas sessões às 11h e às 16h. Este é um espetáculo adaptado de histórias tradicionais de António Torrado, prometendo envolver o público infantil com humor e criatividade. Mais tarde, no dia 31 de maio, o Largo Gabriel Pedro volta a encher-se de magia e humor com “Check Out”, da companhia espanhola Adrian Conde. Esta peça, inspirada no cinema mudo, será também apresentada em Palmela (dia 29 de maio), no Laranjeiro (dia 30), e em Loures (dia 1 de junho).
O festival traz ainda diversas oficinas artísticas a Almada. No dia 24 de maio, a oficina “Meu Marionetomonstro” desafia os mais pequenos a criarem as suas próprias marionetas a partir de materiais recicláveis, no estúdio Artplusars, em Almada, às 10h. No dia 31, às 10h30, o Espaço Acome recebe “Olha o Fundo do Mar”, uma oficina sensorial para crianças entre 1 e 5 anos, onde música, movimento e imaginação se fundem numa descoberta ao fundo do mar. Ainda no mesmo dia, o Largo Gabriel Pedro acolhe “Gira-Riscos”, às 17h, onde o desenho ganha movimento e se transforma em brinquedos voadores e engenhocas criativas.
O último dia do festival, 1 de junho, será uma verdadeira festa. Além das comemorações espalhadas pelos concelhos parceiros, Almada acolhe o espaço “Aletria Biblioteca Itinerante – Casa Invisível”, às 16h no Largo Gabriel Pedro. Este espaço convida os mais novos e as suas famílias a mergulharem em livros, leituras, histórias, conversas e oficinas, num ambiente de partilha e convívio.
Já a Trafaria, vai receber o espetáculo “UAU!”, da companhia italiana Bruboc. A apresentação vai ter lugar no dia 31 de maio, às 16h, no Largo da República.
Além da programação no centro de Almada, o Festival Sementes estende-se a Loures, Montemor-o-Novo e Palmela. Para além dos eventos referidos, há muito mais para descobrir em Almada e nos outros municípios parceiros. A programação completa pode ser encontrada aqui.
O festival Sementes é uma iniciativa do Teatro Extremo, com o apoio do Ministério da Cultura/DGArtes, da Câmara Municipal de Almada e dos municípios parceiros. As reservas dos bilhetes podem ser feitas através do e-mail teaareservas@gmail.com ou do contacto telefónico 212 723 660 ou 962 215 929. A bilheteira funciona de quarta a sábado, entre as 15h e as 18h30, e também uma hora antes de cada sessão.
Festival Read On regressa a Almada com Richard Zimmler, Madalena Sá Fernandes e António Zambujo