15 C
Almada

David Lynch homenageado em ciclo de cinema na Costa da Caparica

Filmes como Mulholland Drive, Veludo Azul ou Coração Selvagem podem ser vistos ao longo deste mês de fevereiro. 

 

É uma homenagem em jeito de despedida. Ao longo do mês de fevereiro, a Associação Gandaia, da Costa da Caparica, tem programado um ciclo de cinema em torno de David Lynch, cineasta norte-americano falecido nas primeiras semanas de 2025.

As sessões terão lugar no Auditório da Costa da Caparica e são promovidas pelo Cineclube Impala. Ao longo de todo o mês de fevereiro, os fãs de Lynch poderão revisitar a obra do realizador, a começar já esta quinta-feira, dia 6, com a exibição do filme Mulholland Drive (2001), considerado por muitos um dos melhores da história do cinema.

As sessões prolongar-se-ão depois ao longo do mês, sempre à quinta-feira: no dia 13, é a vez de Veludo Azul (1986), neo-noir que serviu como “cartão de visita” do realizador para toda uma geração; segue-se Lost Highway: Estrada Perdida (1997), no dia 20 de fevereiro, numa programação que encerra a 23 com Um Coração Selvagem (1990). As sessões decorrem sempre às 21h. Os bilhetes têm um custo de 2 euros (1 euro para sócios da associação).

- PUBLICIDADE -
referencia

Nascido em 1946, David Lynch é considerado um dos mais importantes cineastas norte-americanos do último meio século. Além dos filmes que fazem parte deste ciclo, há ainda a destacar obras como O Homem Elefante ou a série de televisão Twin Peaks, numa longa carreira que começou em 1977 com o clássico de culto Eraserhead e lhe valeu prémios como a Palma de Ouro de Cannes, dois prémios César em França, um Leão de Ouro de carreira em Veneza, bem como três nomeações para os Óscares de Hollywood. Há vários anos debilitado devido a doença pulmonar, Lynch morreu no passado dia 15 de janeiro, dias depois de ter sido retirado da sua casa em Los Angeles devido aos incêndios na Califórnia.

O ciclo David Lynch é apenas uma parte da programação que a Associação Gandaia tem prevista para o mês de fevereiro no Auditório da Costa da Caparica. Já este sábado, dia 8, terá lugar o evento de lançamento do livro Itinerâncias, de Ricardo Salomão, assim como uma sessão de discussão em mesa aberta, intitulada “O Estranho Mundo de Trump”, promovida pela Res Pública. Para o final do mês está ainda guardada uma performance de Artbreak – A Psychadelic Experience, espetáculo entre o riso e o humor, bem como uma sessão do clube de leitura Ler Alto, em torno do livro de Fernando Pessoa O Banqueiro Anarquista.

Confira o programa:

programa-gandaia

 

Arranca participação pública sobre expansão do metro à Costa da Caparica e Trafaria

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Depois de Ingrid, Almada em alerta devido à depressão Kristin

Ondulação forte e risco elevado junto à costa obrigam a restrições no acesso às...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...

SMAS Almada com orçamento de 39,8 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado na reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 26 de janeiro.   Os...

Cova da Piedade goleia e soma segunda vitória consecutiva

Equipas de Almada voltaram a entrar em campo este fim de semana, somando dois...