11.4 C
Almada

Concertos, comédia e exposições: 11 ideias para aproveitar a semana em Almada

Exposições, cinema, oficinas, comédia stand-up e um concerto de música árabe são algumas das sugestões do ALMADENSE para os próximos dias.

 

Depois dos dias de chuva, o sol está de regresso, convidando a aproveitar o que a cidade tem para oferecer. Nos próximos dias, vai poder ver um espetáculo de música árabe, cinema e comédia stand-up, participar em várias atividades com os mais novos, fazer parte de uma biblioteca humana ou visitar duas novas exposições no concelho. Conheça aqui as sugestões do ALMADENSE.

 

1. Assistir a um espetáculo de música e dança árabe

- PUBLICIDADE -
referencia

Na sexta-feira, dia 16 de fevereiro, pelas 21h, o Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça recebe a 24. ª edição do festival de música Al-Mutamid, o mais antigo festival itinerante do país. O espetáculo conta com dança e com o trio de música árabe Yinnan al Andalus, formado por três músicos originários de Marrocos “que interpretam magistralmente essa música complexa e delicada que ecoava nos palácios e medinas de Al-Andalus e Médio Oriente”, como indica a organização.

Os bilhetes para o espetáculo têm o valor de 10 euros, podendo ser adquiridos através do número de telefone 212724922, do e-mail auditorio@cm-almada.pt ou presencialmente, no Auditório Municipal, no horário habitual ou uma hora antes do espetáculo.

 

2. Ir ver uma exposição alusiva ao 25 de Abril

Para comemorar o 50. º aniversário da Revolução dos Cravos, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) tem um programa que conta com exposições de artes plásticas e fotografia, uma instalação, um ciclo de cinema e um clube de leitura de livros proibidos. Aproveite a semana para visitar a exposição “A Liberdade está a Passar por Aqui”, composta por desenhos de Fernando Quintas com a curadoria de José Moura e Ana Alves Pereira.

“Esta exposição pretende, de forma ampla, subtil e inclusiva, aludir aos murais revolucionários que foram pintados ao longo de vários anos em cidades, vilas e aldeias portuguesas”, indica o autor Fernando Quintas, citado em comunicado da NOVA FCT. A visita da exposição é gratuita e aberta a toda a comunidade.

 

- PUBLICIDADE -
referencia

3. Aprender sobre plantas aromáticas e medicinais

No sábado, 17 de fevereiro, das 9h30 às 12h30, a Câmara Municipal de Almada abre o viveiro municipal do Alto do Índio, na Sobreda, à população com a realização de um workshop gratuito. Os participantes podem aprender mais sobre plantas aromáticas e medicinais, plantas e flores comestíveis e ervas que podem trazer saúde e bem-estar. A proposta é  trabalhar com cada planta, conhecer os seus aromas e propriedades e saber quando e como cultivar.

A entrada é livre. Cada participante deve levar roupa e calçado adequados, água, luvas e, se tiver, tesoura de podar.

 

4. Levar os mais pequenos a (re)imaginar a cidade

Também a 17 de fevereiro, às 15h, o Museu de Almada – Casa da Cidade recebe a oficina “(Re)construtores de imagens”. Em conjunto, as crianças e o mediador João Valente vão observar a exposição fotográfica “Esta é a cidade e é bela: A Almada de Júlio Diniz” e, a partir dos registos que refletem as histórias das gentes de Almada, criar outras narrativas e outras pinturas.

A iniciativa destinada a famílias com crianças a partir dos 5 anos é gratuita, com marcação prévia através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt .

 

- PUBLICIDADE -
referencia

5. Construir marionetas em família

Ainda no sábado, 17 de fevereiro, pelas 16h, a biblioteca municipal Maria Lamas, no Monte de Caparica, recebe uma oficina de marionetas que promete fazer as delícias dos mais novos. “Dá asas à tua imaginação, cria, inventa e diverte-te!”, incita a organização, que pretende dar a conhecer o teatro de marionetas e as várias formas de imaginação que este acarreta.

A oficina destinada a crianças a partir dos 4 anos tem marcação prévia, que deve ser feita através do e-mail biblactividades@cm-almada.pt ou do contato telefónico 212 724 920.

 

6. Visitar uma exposição de artes plásticas no Meia Volta de Úrano

A 17 de fevereiro, pelas 17h, inaugura “A Tinta se Pinta a Noite em Branco”, de Ricardo Azevedo, no Meia Volta de Úrano – Casa das Artes, em Cacilhas. Através desta mostra de artes plásticas, o autor explora diferentes técnicas de pintura e desenho sobre tela e papel, “na certeza de que há uma parte do exercício artístico que nos põe novamente a sonhar, a brincar e a fazer experiências”, indica.

 

7.Ver comédia stand-up no Cine Incrível – Alma Danada

Se não sabe o que fazer na noite de sábado, 17 de fevereiro, aproveite para ver um espetáculo de comédia stand-up no Cine Incrível – Alma Danada, com início marcado para as 21h30. Nesta sessão do clube de comédia de Almada, os convidados são Pedro Correia, João Alves (apresentador) e o já veterano Jorge Flex.

O Rialma estreou-se no Cine Incrível a 7 de junho de 2023, tendo como objetivo dinamizar a zona de Almada Velha e permitir aos comediantes experimentar material novo, num permanente diálogo com a audiência. A entrada tem o valor de 6 euros, podendo ser adquirida à porta ou online.

 

8. Assistir a um espetáculo de wrestling na Casa Amarela

Também na noite de sábado, 17 de fevereiro, às 21h, a Casa Amarela no Laranjeiro recebe o espetáculo de wrestling “Dream Pro I: O Primeiro Dia”. Neste evento cheio de energia, o combate principal coloca frente a frente João “Goldenboy” Santos e Paulo “Knockout” Cruz, pelo campeonato absoluto. “Mas mais nomes nacionais e internacionais serão anunciados”, indica a organização

O espetáculo está inserido na programação “À Volta das Casas”, contando com entrada livre. As reservas devem ser feitas através do e-mail juventude@cma.m-almada.pt.

 

9. Ver uma peça para toda a família no Teatro Municipal

Outra opção para a noite de 17 de fevereiro é assistir à estreia no Teatro Municipal Joaquim Benite “Nuit”, peça curta para três malabaristas, que se apresenta pelas 21h. No domingo, 18 de fevereiro, há nova sessão às 16h. A peça inicia-se com três personagens num espaço fechado e às escuras, “seguindo-se uma sucessão vertiginosa de acontecimentos sem pausas nem tempo para tomar fôlego, apanhando o público de surpresa”, como pode ler-se na síntese do espetáculo.

Os bilhetes para a criação colectiva de Nicolas Mathis, Juien Clément e Remi Darbois têm o valor de 15 euros, e podem ser adquiridos aqui.

 

10. Participar numa biblioteca humana que comemora o 25 de Abril

Também para comemorar o ano especial que vivemos, a iniciativa “Bibliotecas Humanas” regressa na quinta-feira, dia 21 de fevereiro, desta vez à Biblioteca Municipal José Saramago, às 18h. Nesta sessão, o tema escolhido é “O movimento associativo antes e depois do 25 de Abril em Almada”.

Através da conversa com várias pessoas que partilham vivências ligadas às coletividades do concelho, será possível descobrir a força das associações em Almada, os seus protagonistas e a importância que tiveram e têm na formação artística, desportiva e cultural de tantos almadenses. A marcação prévia deve ser feita através do e-mail biblactividades@cm-almada.pt, ou do contato telefónico 212 724 920.

 

11. Ver um filme de Wim Wenders no Auditório Municipal

A 21 de fevereiro, pelas 21h, o Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça recebe “Anselm – O Som do Tempo”, filme de Wim Wenders que explora a obra de Anselm Kiefer.

Este é “um retrato único em 3D, filmado ao longo de dois anos, que revela o seu percurso de vida, a sua inspiração e seu processo criativo, bem como o seu fascínio pelo mito e pela história”, indica a organização. Os bilhetes têm o valor de 3 euros, com desconto de 50% para jovens e seniores. Podem ser reservados através do e-mail auditorio@cm-almada.pt ou presencialmente, uma hora antes da sessão.

 

Se desejar receber as sugestões culturais do jornal ALMADENSE todas as semanas no seu e-mail, subscreva a nossa newsletter. Saiba como.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/feira-do-fumeiro-no-laranjeiro-prolongada-ate-18-de-fevereiro/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Convento dos Capuchos encerra por tempo indeterminado devido à tempestade Kristin

Câmara Municipal de Almada confirma danos no edifício e nos jardins, na sequência do...

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...