14.1 C
Almada

Almada: No Salão das Carochas celebra-se Abril a partir de García Lorca

Produção do núcleo Arte 33 comemora o 25 de Abril com uma metáfora sobre o fascismo a partir de Federico García Lorca. Para ver até 12 de maio.

 

Até 12 de maio, o Salão das Carochas, em Almada Velha, será “A Casa de Bernarda Alba”, numa encenação de Ana Nave que assinala o 50. º aniversário da Revolução dos Cravos.

A partir do texto de Federico García Lorca, o núcleo cultural Arte 33 vê esta casa-prisão como uma metáfora de todos os regimes políticos repressores e Bernarda Alba como paradigma do poder absoluto. “A Casa é uma febre asfixiante”, pode ler-se na sinopse do espetáculo: febre em que se criam monstros, rivalidades, em que o desejo se perde por falta de ar.

A tragédia de uma mulher totalitária e das suas cinco filhas, das mulheres das aldeias espanholas abarca, assim, também a tragédia das mulheres portuguesas confinadas, durante longos anos, ao espaço fechado da casa, sujeitas ao poder de uma força implacável que tudo engolia.

- PUBLICIDADE -

O elenco conta com Afonso Guerreiro, Ana Saltão, António Olaio, Carla Silva, Carlos Antunes, Cecília Laranjeira, Elsa Viegas, Francisco Silva, José Vaz, Karas e Rui Cerveira. As personagens, sós, anseiam um futuro que – assim o pensam – nunca terão, transformando-se em animais. “Condenadas ao esquecimento, obedecem, conspiram, cobiçam”. Mas nada, nem a ditadura, é eterno, e as mulheres de Bernarda Alba querem ser livres.

A peça com encenação de Ana Nave é uma co-produção da Arte 33, Câmara Municipal de Almada e Centro de Arqueologia de Almada. As sessões têm lugar de quinta-feira a sábado, às 21h, e ao domingo, às 18h.

Os bilhetes têm o valor de 10 euros, com desconto para jovens, seniores e grupos. Podem ser comprados online ou reservados através do e-mail arte30e3@gmail.com ou do contacto 96 221 59 29.

 

Foto: Facebook Arte33

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/uma-viagem-pela-antiga-sala-de-cinema-da-academia-almadense/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Convento dos Capuchos encerra por tempo indeterminado devido à tempestade Kristin

Câmara Municipal de Almada confirma danos no edifício e nos jardins, na sequência do...

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...