14 C
Almada

25 anos de Mostra: “O teatro faz parte do ADN de Almada”

Trabalho desenvolvido pelos grupos teatrais do concelho —amadores ou profissionais—, continua a apelar ao público almadense. 

 

A 25ª Mostra de Teatro de Almada chegou este ano a mais de 2000 espectadores, entre audiência de peças de teatro e restantes atividades culturais. O número superou o alcançado no ano passado constituindo, portanto, um recorde em contexto pandémico, avança ao ALMADENSE Vasco Branco, um dos responsáveis pela divisão de programação e atividade cultural da Câmara Municipal de Almada.

Apesar do momento atípico, a Mostra deste ano foi a que apresentou a programação mais extensa. “A dimensão do programa desta edição foi uma forma de apoiar as estruturas teatrais num momento tão complicado para a cultura. Fora atividades complementares, foram 31 espetáculos e costuma rondar os 20”, assinala Vasco Branco.

As peças de teatro adaptaram dramaturgos “desde autores consagrados como Samuel Beckett a adaptações dos Lusíadas de Luís de Camões ou da Odisseia de Homero, passando pelo universo infantil de Antoine de Saint-Exupéry com o Principezinho, levado a palco pelo grupo Crème de la Crème, com a participação de crianças com necessidades especiais”.

- PUBLICIDADE -
referencia

A pluralidade do programa condiz com a do público que fez esgotar As Cantigas do Cinema Português, com duas sessões de lotação completa; bem como a aventura de quatro crianças num cabaré de criaturas míticas Moonstros encenado pelas Produções Acidentais, e a sessão única de Nos Tempos de Severa, protagonizada pelos alunos da Universidade Sénior D. Sancho I.

“Houve atividades para todos os gostos e é assim que gostamos de construir a Mostra, de forma muito plural”, explica Vasco Branco, destacando nesta edição a participação de estruturas fora do concelho de Almada como a Companhia De Teatro Et Al de Cascais, o grupo Pé de Palco do Seixal e o Teatro Bocage de Lisboa.

Para além das peças de teatro, a Mostra trouxe ainda outras atividades culturais como o passeio histórico por Cacilhas com Francisco Silva, que juntou 19 pessoas; ou o espetáculo Hare, um híbrido entre o concerto e a atuação teatral, apresentado pela associação cultural Artes e Engenhos.

 

O teatro como parte integrante da cidade de Almada

Os 25 anos da Mostra não a cansam e o objetivo génese de promover o trabalho feito pelos grupos teatrais, amadores ou profissionais, continua a apelar ao público almadense. A passagem do gosto pelo teatro de forma geracional espelha-se, acredita Vasco Branco, no sucesso das peças infantis. “Nota-se que os pais e avós querem levar os miúdos ao teatro. Isso é muito interessante porque é assim que se põe a semente nos pequeninos”, aponta.

O responsável recorda igualmente a antiga ligação de Almada com o teatro. “O teatro faz parte do ADN de Almada, mesmo em tempo de ditadura eram as associações de cultura e recreio do concelho que, de certa forma, coloriam o cinzento que se vivia”, recorda.

A relação da cidade com o teatro mantém-se e materializa-se em momentos como esta Mostra e eventos como Festival Internacional de Teatro, que se realiza anualmente em julho desde 1984. “Uma referência no país e na Europa”, acrescenta Vasco Branco.

- PUBLICIDADE -
referencia

 

Foto: Luís Aniceto

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...

SMAS Almada com orçamento de 39,8 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado na reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 26 de janeiro.   Os...