Com 28 restaurantes, tabernas e tascas, o Tour do Pitéu regressa a Almada para promover a partilha gastronómica e o convívio saudável. Consulte o mapa e a lista dos estabelecimentos aderentes.
Entre os dias 21 e 29 de outubro, Almada volta a receber o Tour do Pitéu, que convida os visitantes a provar um petisco acompanhado de uma cerveja (20cl) por 3,5 euros. Este ano, há a possibilidade de substituir a cerveja por água (33cl). O evento reúne, uma vez mais, as melhores casas de petiscos de Almada, com deliciosas iguarias tradicionais, de vários pontos do país.
A sexta edição do Tour do Pitéu conta com a participação de 28 restaurantes, tabernas e tascas – ideais para juntar família e amigos. Da focaccia de cebola caramelizada com amêndoas do “Trufa” (na Praça MFA), à mini francesinha do “Bistrô Sândalo” (na Cova da Piedade), até às bolinhas de frango com farinheira do “Dá-lhe com Alma” (na rua Cândido dos Reis), há pitéus para todos os gostos num roteiro gastronómico que promove a restauração local.
“O nosso objetivo é sempre o mesmo: promover e divulgar as casas. Temos casas que estão connosco desde a primeira edição, mas também temos novidades”, explica Gonçalo Paulino, vice-presidente da delegação de Almada da Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, que organiza o evento. “Se compararmos o nosso cardápio de pitéus das primeiras edições com o deste ano notamos uma grande diferença na variedade apresentada”, acrescenta.
A organização do evento destaca o esforço, a exigência e o rigor que fazem do Tour do Pitéu um evento gastronómico que já é uma referência nacional. “Somos muito exigentes. Ao longo dos dias do evento, temos uma equipa a trabalhar junto das casas, que também está atenta ao feedback dos visitantes”, explica Celso Machado, da Traveller Boost, empresa que promove a iniciativa. “Há uma série de fatores que temos de ter em conta e nós estamos sempre em cima do acontecimento. É por isso que este evento corre bem”, afirma.
A proximidade com a comunidade almadense é um dos fatores fundamentais para a organização e gestão do Tour do Pitéu. “Da nossa parte existe um cuidado no contacto com as casas, há uma relação de proximidade. Estamos sempre junto dos comerciantes e conhecemos a maioria deles. Diria até que conhecemos muito bem a ‘fauna gastronómica’ almadense”, conclui o promotor.
Organizado pela Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, o evento é promovido pela empresa Traveller Boost e conta com o apoio da Câmara Municipal de Almada. Este ano, tem ainda o apoio do jornal ALMADENSE, media partner da iniciativa. Pode consultar aqui a lista dos restaurantes aderentes e qual o petisco disponível em cada um. Confira o mapa:
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