Segunda-feira, Dezembro 11, 2023
CidadeOutros Destaques

Morreu Jorge Barroso, diretor delegado dos SMAS Almada

Câmara Municipal de Almada decretou um dia de luto municipal, bem como a colocação a meia haste da bandeira da autarquia e dos SMAS em todos os edifícios municipais.  

 

Jorge Barroso, que há dois anos exercia as funções de diretor delegado dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Almada, faleceu este domingo, dia 15 de outubro, aos 53 anos.

“De forma empenhada, dedicada, com rigor e exigência o engenheiro Jorge Barroso, com uma visão estratégica única, ofereceu um inestimável contributo para a modernização e futuro dos SMAS de Almada”, sublinharam os SMAS numa nota de pesar publicada no seu site oficial.

A notícia da “morte inesperada” do profissional levou o Executivo da Câmara Municipal de Almada a aprovar, esta segunda-feira, dia 16, um voto de pesar, que foi acompanhado por todos os vereadores.

“Para além de uma profunda relação com a causa pública, que marcou todo o seu percurso profissional e cívico”, indica a nota lida pela presidente da Câmara, Inês de Medeiros, “quem com ele privou destaca a sua vertente humanista e solidária, um líder incontestado e de causas, como ficou demonstrado na sua vida política e partidária enquanto militante do Partido Socialista”. Também a “capacidade de liderança” de Jorge Barroso foi referida pela autarca, que lembrou a recente concretização do Museu da Água, projeto que os SMAS de Almada concluíram sob gestão do diretor delegado. “Curvamo-nos perante a sua memória e apresentamos aos seus dois filhos e à sua esposa as mais sentidas condolências”.

“Ficam-nos as recordações daquele que se entregou como poucos à causa de Almada e sobretudo aos trabalhadores”, afirmou a presidente da autarquia, que decidiu declarar “um dia de luto municipal” no dia da realização das cerimónias fúnebres, “com a inerente colocação a meia haste da bandeira do município de Almada e dos SMAS em todos os edifícios municipais”, informou.

Por sua vez, a vereadora Teodolinda Silveira sublinhou que “Jorge Barroso foi o profissional que encontrei mais completo em todas as suas características. Tanto na gestão de equipas, como na capacidade de trabalho, de organização era absolutamente ímpar”.

Já Nuno Matias, do PSD, destacou o “brutal o sentimento de perda e a forma como nos apanha a todos de surpresa, repentina e injusta. Custa muito ver partir alguém assim tão cedo”, acrescentou.

Antes de ocupar o cargo de diretor delegado dos SMAS, Jorge Barroso desempenhou a função de diretor municipal dos serviços urbanos na Câmara Municipal de Almada entre 2017 e 2021. Antes disso, exerceu como adjunto ao Conselho de Administração da Valorsul, empresa responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos dos concelhos Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira.

Natural de Veiros, no concelho de Estremoz, era mestre em engenharia de minas e georecursos. Na sua formação académica passou por instituições como o Instituto Superior Técnico e Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa.

As cerimónias fúnebres de Jorge Barroso vão decorrer na Amadora, sendo que o velório tem lugar esta terça-feira, dia 17 de outubro, a partir das 18h, na Igreja Paroquial da Amadora, localizada na Praça da Igreja n.º 28, na Amadora. Quanto à missa de corpo presente, decorre na quarta-feira, dia 18 de outubro, às 10h30, seguida de funeral às 11h, no Cemitério da Amadora.

 

Foto: SMAS Almada

 

Almada inaugura novo Museu da Água

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *