14.3 C
Almada

Almada inaugura novo Museu da Água

Cerimónia de inauguração conta com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e da presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros.

 

Fazer uma viagem pelos vários estados da água ou explorar a importância da água no dia-a-dia através de módulos digitais e jogos didáticos são algumas das propostas do novo Museu da Água de Almada, que é inaugurado este domingo, dia 1 de outubro, pelas 11h.

Instalado no reservatório de água do Pragal, localizado na avenida do Cristo Rei, na área contigua ao Santuário, o novo museu pretende proporcionar aos visitantes “um percurso de descoberta imersivo, interativo e educativo sobre a água, o seu uso e a sua história”, assinalam os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Almada, em nota de imprensa.

A cerimónia de inauguração vai contar com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, da presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros e do presidente do Conselho de Administração dos SMAS de Almada, José Pedro Ribeiro.

- PUBLICIDADE -
referencia

Com a abertura deste museu, os SMAS pretendem também avançar no âmbito da sensibilização e educação ambiental. A exposição permanente, que conta com vários módulos digitais e jogos didáticos, divide-se em quatro partes: a primeira, a galeria técnica, proporciona uma viagem imersiva pelos vários estados da água, enquanto a nave principal explora a importância da água no dia-a-dia, traçando “a pegada hídrica e o consumo da água invisível”, “os ciclos da água” e a forma como a água chega às torneiras”

A terceira área, centrada na interpretação ambiental, convida o visitante a conhecer a forma como se trata as águas residuais na ETAR, dando a conhecer boas práticas no uso deste bem essencial. Por último, a exposição permanente conta com um acervo histórico que contextualiza história de abastecimento de água ao concelho de Almada, apresentando uma exposição de contadores instalados pelos SMAS, desde o mais antigo até aos contadores do futuro.

Com uma localização privilegiada, o novo Museu da Água representa, de acordo com os SMAS, “uma mais-valia para o município, tornando Almada numa cidade cada vez mais atrativa”.

O Museu da Água possui condições de acesso para visitantes com mobilidade condicionada. A entrada tem um valor de cinco euros, estando prevista a aplicação de descontos.

 

https://almadense.sapo.pt/habitacao/rendas-em-almada-subiram-40-em-tres-anos/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

António José Seguro lidera votação em Almada e disputa segunda volta com Ventura

Ex-líder socialista supera resultados nacionais no concelho, enquanto Ventura fica abaixo da média do...

Faleceu o escultor almadense Francisco Simões

Escultor natural de Porto Brandão, referência da arte contemporânea portuguesa, deu nome à Escola...

Petição contra pórtico da A33 na Charneca de Caparica soma mais de 5 mil assinaturas

Meta é atingir as 7.500 assinaturas, de forma a levar o tema a debate...

Almada celebra 50 anos do Poder Local Democrático na Oficina da Cultura

Memória, homenagem e diálogo entre gerações marcam as comemorações promovidas pela Associação Amigos da...