anuncio-farmacia-sobreda
20.2 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Novo “Bairro Circular” quer transformar as Torcatas no centro da economia circular em Almada

Nova iniciativa de sustentabilidade está a nascer no Mercado das Torcatas com o objetivo de promover a economia circular através de atividades regulares.

 

Está a nascer em Almada a iniciativa “Bairro Circular”, que pretende fomentar a sustentabilidade através de práticas de economia circular. Centrado no Mercado das Torcatas, o projeto centra-se na partilha de informação e ações como a troca de vestuário, a partilha de recursos, a reparação de objetos, ao mesmo tempo que promove o consumo local e um comércio sustentável.

Desta forma, o Bairro Circular nasce com o propósito de “criar dinâmicas comunitárias no sentido da promoção da Economia Circular”, explica a CMA ao ALMADENSE. Através de eventos mensais regulares e gratuitos, a iniciativa pretende envolver famílias, comerciantes, escolas e associações na construção de um futuro mais sustentável, incentivando, ao mesmo tempo, a interação entre diferentes gerações e culturas. “A comunidade é sensibilizada e capacitada na área da circularidade, para que assim esta se expresse nas suas atividades diárias”.

 

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

Os primeiros passos do projeto

O Bairro Circular já começou a dar os primeiros passos, com a realização de auditorias circulares aos comerciantes, que começaram em dezembro de 2024 e se estendem até fevereiro. Estas auditorias, que incluem uma componente de capacitação prática, visam dar origem a “um relatório de diagnóstico para cada negócio com um conjunto de recomendações para a adoção de boas/novas práticas”, com o objetivo de otimizar os negócios e reduzir de custos. Como complemento, os comerciantes que adotarem as práticas recomendadas e demonstrarem compromisso, recebem um selo municipal de reconhecimento: “Um negócio circular promove o ambiente, enquanto reduz custos e aumenta as margens para os comerciantes. O selo promove uma maior facilidade na adesão do consumidor a esses produtos”, destaca a autarquia.

No primeiro semestre de 2025, o Mercado das Torcatas, que já alberga a Fruta Feia (iniciativa que combate o desperdício alimentar), passa a contar com espaços como a Loja Circular, destinada à troca de roupas; a Cicloficina de Almada, dedicada à reparação de bicicletas e à doação de peças, e a Oficina/Ferramenteca, um espaço destinado à reparação de equipamentos e mobília, partilha de ferramentas e troca de conhecimentos. Estas atividades demonstram como os conceitos da economia circular podem ser aplicados no dia a dia. Para além disso, estão também a ser analisadas formas de compatibilizar a venda de produtos locais com a utilização reduzida de embalagens, no contexto do Agroparque das Terras da Costa.

Com a implementação das sugestões derivadas das auditorias circulares, espera-se que os negócios de Almada apliquem uma gestão mais sustentável e com menores custos, otimizando recursos e promovendo, ao mesmo tempo, uma relação mais próxima com a comunidade local.

Este projeto está inserido no Roteiro para a Ação Circular 2030, uma estratégia que “promove e acelera a transição para uma economia circular”, até ao ano de 2030. Este roteiro é baseado nos princípios da circularidade, com ações que ajudam a reduzir a utilização de recursos naturais, a prolongar o ciclo de vida dos produtos e a minimizar a produção de resíduos, envolvendo também a comunidade, para que assim haja uma resposta conjunta aos desafios ambientais da atualidade. Neste contexto, o Bairro Circular surge como um “espaço demonstrativo dos conceitos presentes no Roteiro de Ação Circular, e aqui serão realizadas ações com a participação da comunidade nas diferentes áreas da economia circular”, refere a CMA, sublinhando que “todos têm um papel a desempenhar na construção de um futuro mais circular e sustentável”.

 

Inaugurado monumento de homenagem aos combatentes de Almada

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

1 Comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Festas-piedade

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Concessionários da Costa da Caparica estão há dois anos sem contratos: “É a completa instabilidade”

“Se formos a concurso público com regras completamente abertas, vamos ser todos corridos”, diz...

Almada Green Market regressa ao Parque da Paz com foco na alimentação saudável e sustentável

Neste final de agosto, a nova edição do mercado sustentável convida os visitantes a...

Câmara de Almada pede inquérito para apurar causas das falhas no abastecimento de água

Presidente da Câmara de Almada reconheceu que durante o mês de agosto o concelho...

Fotogaleria: Música, diversão e energia n’O Sol da Caparica 2025

O Festival O Sol da Caparica volta a trazer música, cores e energia à...