14 C
Almada

Mulher morre após alegada falha no atendimento de emergência do INEM em Almada

Mulher sentiu-se mal durante uma audiência no Tribunal de Almada. Após uma hora e meia de espera, acabou por ser transportada para o Hospital Garcia de Orta numa viatura da PSP.

 

Uma mulher na casa dos 70 anos faleceu no Hospital Garcia de Orta, em Almada, no seguimento de um incidente ocorrido na segunda-feira, onde se registou uma falha no atendimento de emergência. De acordo com o jornal Público, a idosa, que se encontrava no Tribunal de Almada para prestar declarações num processo de violência doméstica, começou a sentir-se mal durante a audiência. Foi solicitado auxílio ao 112, mas, após uma espera de cerca de uma hora e meia sem qualquer resposta, a Polícia de Segurança Pública (PSP) acabou por a transportar ao hospital, onde viria a falecer no dia seguinte.

Ao mesmo jornal, a Procuradoria-Geral da República (PGR) informou que foi ordenada a realização de uma autópsia médico-legal para apurar as causas e as circunstâncias da morte. Em comunicado, a PGR esclareceu que, após várias tentativas de contacto com os serviços de emergência, sem sucesso, a mulher foi finalmente transportada pela PSP para o Hospital Garcia de Orta. A PGR também anunciou a abertura de um inquérito para esclarecer os factos relacionados com este caso.

O incidente trouxe à luz a falta de recursos no setor de socorro, situação agravada pelas recentes greves que afetaram os serviços.

- PUBLICIDADE -
referencia

Em resposta ao jornal Público, o INEM reconheceu que a atividade dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) foi afetada pela greve dos funcionários públicos e dos técnicos de emergência pré-hospitalar às horas extraordinárias, admitindo que “estas circunstâncias tiveram impacto na prestação de cuidados de emergência”.

 

Jorge Seguro Sanches rejeita assumir presidência da ULS Almada Seixal

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Convento dos Capuchos encerra por tempo indeterminado devido à tempestade Kristin

Câmara Municipal de Almada confirma danos no edifício e nos jardins, na sequência do...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...

Depois de Ingrid, Almada em alerta devido à depressão Kristin

Ondulação forte e risco elevado junto à costa obrigam a restrições no acesso às...