Evento vai distinguir um total de 15 jovens criadores de diversas áreas artísticas, que vão receber prémios no valor de 1000 euros.
Almada vai encher-se de criatividade entre os dias 1 e 3 de dezembro, ao receber a 25ª edição da Mostra Nacional de Jovens Criadores, que junta um total de 114 artistas de várias áreas de atividade. O evento vai dividir-se entre o Fórum Municipal Romeu Correia e o Centro Cultural e Juvenil de Santo Amaro, no Laranjeiro, onde vão estar expostas todas as obras selecionadas.
As criações vão desde a arte digital, arte urbana, cerâmica, escultura, fotografia, ilustração, pintura, num total de 15 dimensões artísticas. As restantes atividades da mostra acontecem no Fórum Municipal Romeu Correia. No dia 3 de dezembro tem lugar a entrega de prémios, que vai distinguir um jovem criador em cada área artística, num total de 15 galardoados.
Os galardoados vão receber “um prémio no valor de 1000 euros, terão uma entrevista publicada na plataforma do Gerador, 50% de desconto em todos os cursos e workshops da Academia Gerador durante um ano e um Cartão Jovem”, avança a organização, que está pela primeira vez a cargo do Gerador, uma plataforma de jornalismo, cultura e educação, em parceria com a Câmara Municipal de Almada.
Iniciativa do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), o programa tem como objetivo o estímulo à criação destinado a jovens artistas e tem inauguração marcada para as 14h30 do dia 1 de dezembro, quinta-feira e feriado nacional.
Na programação, destaque para o workshop “Financiamento de estruturas e projetos culturais”, que decorre no dia 1 a partir das 16h30. Na sexta-feira, dia 2 de dezembro, a tarde começa com o workshop “Planeamento em criação e curadoria de conteúdos”, que incide sobre teatro, dança e moda. De seguida, às 16h30, tem início a oficina “Sustentabilidade no audiovisual”. No último dia, 3 de dezembro, há também visitas temáticas guiadas e um concerto de Filipe Sambado, às 21h.
“A MNJC é o mais importante e alargado programa de estímulo à criação por jovens artistas em Portugal desde 1997, tendo vencido em edições anteriores autores que atualmente marcam o panorama cultural português” destaca o comunicado da iniciativa. Esta edição da Mostra Nacional de Jovens Artistas, que assinala os 25 anos da iniciativa, recebeu “o maior número de candidaturas de sempre: 838”, destaca a organização. Alguns vencedores de edições anteriores desta mostra de jovens artistas foram Joana Vasconcelos, Valter Hugo Mãe e António Tenente.
Pode consultar a programação completa da MNJC nesta página, onde encontra também informação sobre os artistas selecionados para expor as suas obras em Almada. A entrada é gratuita para todas as iniciativas, à exceção da gala de entrega de prémios, reservada a convidados.
Foto: Andreia Gonçalves
https://almadense.sapo.pt/cultura/mostra-de-teatro-de-almada-um-mes-de-teatro-a-porta-de-casa/