14 C
Almada

Legislativas: PS reforça votação em todas as freguesias de Almada

Juntos, PCP e Bloco de Esquerda perderam mais de 8 mil votos no concelho de Almada, praticamente os mesmos que o PS ganhou.

 

Os eleitores inscritos em Almada contribuiram para a maioria absoluta conquistada pelo PS, com os socialistas a reforçarem a sua votação no concelho em 8.600 votos, para um total de 41 mil. Nas eleições legislativas realizadas este domingo, dia 30 de janeiro, António Costa conseguiu subir dos 38,9% alcançados em 2019 em Almada para os 45,7% em 2022.

A tendência estendeu-se a todas as freguesias do concelho, sendo que na Caparica e Trafaria o PS obteve a votação mais significativa (51,4% dos votos). Seguem-se o Laranjeiro e Feijó, com 49,2%, e a união de freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, com 45,5%.

Por sua vez, na Costa da Caparica o PS alcançou 42,2% dos votos, enquando que na Charneca de Caparica e Sobreda os socialistas tiveram o resultado menos expressivo, com 41,6%.

- PUBLICIDADE -

Num escrutínio marcado também pela redução da abstenção (votaram quase 60% dos inscritos em Almada), o PSD conseguiu manter-se como a segunda força mais votada no concelho. O partido liderado por Rui Rio subiu dos 15,8% alcançados em 2019 para os 17,5% este domingo (mais 2.522 votos), ainda assim a grande distância do PS. A Costa da Caparica foi a freguesia onde os sociais-democratas alcançaram o melhor resultado, com 22,2% dos votos, seguida de perto pela Charneca e Sobreda (21,9%).

 

PCP e Bloco perdem mais de 8 mil votos

Tal como no resto do país, também em Almada o voto da esquerda se concentrou no Partido Socialista, o que provocou os piores resultados dos partidos à esquerda do PS dos últimos anos.

Apesar da histórica implantação no concelho de Almada, a coligação CDU (que engloba o Partido Comunista e os Verdes), registou este domingo uma nova erosão nos votos, tendo descido dos 14% obtidos há dois anos para os 9%. Com menos 3.596 votos do que em 2019, os comunistas deixaram mesmo de ser a segunda força em freguesias como Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas ou Caparica e Trafaria.

Ainda assim, a maior hecatombe foi a do Bloco de Esquerda, que perdeu quase metade da votação conseguida em 2019 no concelho. A formação obteve menos 4.519 votos do que há dois anos, descendo dos 11,9% para os 6%. Apesar da quebra, a vereadora bloquista em Almada, Joana Mortágua, conseguiu ser eleita deputada pelo distrito de Setúbal.

 

resultados-almada
Fonte: Ministério da Administração Interna.

 

- PUBLICIDADE -
referencia

À exceção do CDS, também os partidos à direita do PSD reforçaram a votação em Almada, com o Chega a conseguir colocar-se como a quarta força mais votada no concelho, obtendo 7,4% (total de 6.671 votos). Já a Iniciativa Liberal, ficou ligeiramente atrás do Bloco de Esquerda, com uma votação de 5,8% (ou seja, 5.273 votos).

Por sua vez, o PAN recua dos 4,9% obtidos em Almada em 2019 para os 2,2%, enquanto que o Livre sai ligeiramente reforçado, passando de 1,5% para 1,8% no conjunto do concelho.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/ines-de-medeiros-renova-acordo-com-o-psd-na-camara-de-almada/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...

Depois de Ingrid, Almada em alerta devido à depressão Kristin

Ondulação forte e risco elevado junto à costa obrigam a restrições no acesso às...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...