14.3 C
Almada

FCT NOVA investe 5,2 milhões em novo laboratório de apoio à indústria nacional

Campus da Caparica conta um novo Laboratório de Nanocaracterização e Materiais Avançados, inaugurado pelo Presidente da República.

 

A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa inaugurou esta quarta-feira, dia 5 de julho, um novo Laboratório de Nanocaracterização e Materiais Avançados (NANOVA), que pretende ser um apoio fundamental à indústria nacional para os setores industriais e tecnológicos. Localizada no campus da Caparica, no concelho de Almada, a nova estrutura vai dedicar-se não só à área de nanoanálise e nanoimpressão, como também ao desenvolvimento de novos materiais, produtos e sistemas.

Com equipamentos tecnológicos de ponta, o novo laboratório vem reforçar a capacidade de investigação na área dos materiais, com impacto na transferência de tecnologia para os setores industriais e tecnológicos, desde a Biotecnologia à Indústria Farmacêutica.

O investimento total foi de 5,2 milhões de euros: 2,4 milhões da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT), dos quais 965 mil euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Lisboa 2020; e 2,8 milhões do European Research Council (ERC), informou a instituição de ensino em comunicado.

- PUBLICIDADE -

A inauguração do NANOVA contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que sublinhou a importância da aposta em polos de conhecimento. “Todos são importantes, mas aqueles que possam avançar mais depressa no domínio da ciência – e depois, também, na relação com as empresas no seu desenvolvimento – são mais significativos”, afirmou.

“Orgulhamo-nos de ser uma escola onde em conjunto com investigadores, docentes, estudantes e a sociedade ajudamos a imaginar o futuro e a contribuir para a sua construção”, referiu, por sua vez, José Júlio Alferes, diretor da NOVA FCT.

O evento contou ainda com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato; da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; do reitor da Universidade NOVA de Lisboa, João Sàágua, entre outros convidados.

A inauguração do laboratório ficou marcada ainda por uma “indisposição” do Presidente da República, que desmaiou durante a visita à faculdade. Marcelo Rebelo de Sousa foi transportado para o hospital de Santa Cruz por precaução, onde esteve a realizar exames, e teve alta ao início da noite de quarta-feira. “Foi uma quebra de tensão repentina”, explicou posteriormente o Presidente da República aos jornalistas.

 

Texto: Lurdes Pereira

 

- PUBLICIDADE -
referencia

https://almadense.sapo.pt/cidade/almada-de-portas-abertas-musica-animacao-e-tasquinhas-para-todos/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Depois de Ingrid, Almada em alerta devido à depressão Kristin

Ondulação forte e risco elevado junto à costa obrigam a restrições no acesso às...

Almada integra programa ‘Menos Ruído’ para isolar casas afetadas pelo aeroporto

Protocolo prevê financiamento de 10 milhões de euros para obras em edifícios expostos ao ruído, protegendo direito ao descanso e qualidade de vida

Almada em alerta devido à depressão Ingrid: acesso aos esporões da Costa de Caparica interdito

Efeitos da tempestade sentidos até domingo. Circulação no paredão da Costa da Caparica desaconselhada,...

Piscina Municipal da Charneca de Caparica encerrada entre 21 e 23 de janeiro

Intervenção nas tubagens obriga à suspensão temporária de todas as atividades aquáticas.   A Piscina Municipal...