Ondulação forte e risco elevado junto à costa obrigam a restrições no acesso às praias e esporões da Costa de Caparica.
Depois da depressão Ingrid, Almada enfrenta agora o agravamento do estado do tempo com a chegada da depressão Joseph. Chuva, vento forte e agitação marítima vão marcar os próximos dias no concelho.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o concelho em alerta laranja devido a agitação marítima, que entra em vigor esta terça-feira, 27 de janeiro, e se mantém até à madrugada de quarta-feira, com ondas de altura máxima de 12 metros.
Entre as 3h e as 21h de quarta-feira, dia 28, o alerta vermelho entra em vigor, prevendo-se ondas que podem atingir 14 metros de altura máxima. A partir da noite de 28 de janeiro e até 30 de janeiro, regressa o alerta laranja, com ondulação máxima de 12 metros.
Face à situação, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Almada alerta que o acesso aos esporões da Costa de Caparica, junto à frente urbana das praias, estará interdito. É desaconselhada a circulação no paredão da frente urbana das praias, bem como a permanência em zonas expostas à agitação marítima.
Além disso, a população deve evitar deslocações e permanência na praia, junto ao mar, em arribas ou zonas vulneráveis, e não se aproximar da água para observar a ondulação. É ainda recomendado não estacionar veículos próximo da orla costeira e de zonas ribeirinhas, suspender a prática de desportos náuticos e pesca desportiva e reforçar a amarração de embarcações atracadas ou fundeadas, mantendo-as sob vigilância.
A Proteção Civil reforça que todos devem acompanhar as atualizações do IPMA e seguir as orientações das forças de segurança. Em caso de emergência, o contacto é o 112.



