14.5 C
Almada

Comboios de bicicletas chegam a Almada para incentivar a pedalar até à escola

Quase 40 crianças já estão a ir de bicicleta para a escola pelo menos uma vez por semana, contribuindo para a alteração do paradigma de mobilidade escolar.

 

Saudável, seguro e sustentável: são estes os adjetivos que definem o CicloExpresso, projeto a nível nacional que acaba de chegar ao concelho de Almada, contando com três escolas participantes: EB nº2 da Costa da Caparica, Cataventos da Paz (em Cacilhas) e D. António da Costa (em Almada).

O lançamento oficial da iniciativa decorreu terça e quarta-feira, dias 23 e 24 de maio. No total, participaram quase 40 crianças, às quais se somaram algumas mães e pais, colocando a mobilidade sustentável e a educação ambiental no dia-a-dia das crianças e das famílias.

O projeto consiste na criação de grupos de crianças que, acompanhadas por monitores adultos, pedalam até à escola, assim realizando exercício físico num meio de transporte sustentável. Para já, os percursos realizam-se às terças-feiras na Costa da Caparica e às quartas-feiras em Almada. “É excelente ver esta transição para uma mobilidade mais sustentável, com as crianças felizes a chegar à escola”, sublinhou João Bernardino, mentor da iniciativa.

- PUBLICIDADE -

O CicloExpresso é um projeto de mobilidade escolar que organiza comboios de bicicleta para a escola. Tal como um “comboio” regular, tem um percurso e horário definidos e qualquer criança pode ir nele até à escola na sua bicicleta de forma segura, optando assim por um modo mais sustentável, saudável e divertido de fazer o percurso diário. Ao mesmo tempo, o CicloExpresso visa capacitar as crianças para conhecerem o ambiente à sua volta, estimulando a autonomia individual e as capacidades motoras e sensoriais.

O lançamento da iniciativa na Costa da Caparica contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros, para quem foi “uma grande alegria ver a quantidade de miúdos que integraram este comboio, este arranque. Acho que é uma extraordinária forma das nossas crianças, mas também de alguns professores e pais, começarem o dia. Espero que este comboio venha a crescer, e a estabilizar e que passe de facto a ser um hábito”.

Nas três escolas onde está a ser dinamizada a iniciativa e na comunidade do Estuário Colectivo, em Cacilhas, foram instalados parqueamentos para bicicletas pela CMA, de modo a que as crianças que participam na iniciativa possam parquear a sua bicicleta dentro dos recintos escolares, de forma segura. No total, foram instaladas 19 estruturas de parqueamento para bicicletas, informou a autarquia.

Quanto aos percursos, são feitos à medida, tendo em conta a residência dos participantes, as condições de circulação e a seleção de vias seguras. Todos aqueles que estudem nas escolas abrangidas, saibam andar de bicicleta e possuam bicicleta própria podem ser inscritos pelos encarregados de educação nesta página. Os próprios pais podem juntar-se como monitores voluntários, ou “maquinistas”, neste link. 

A implementação do CicloExpresso em Almada é uma iniciativa da CMA em parceria com a Cooperativa BiciCultura, contando com o apoio de várias entidades e dos Agrupamentos de Escolas associados. Os percursos já em vigor podem ser consultados aqui.

 

 

- PUBLICIDADE -

https://almadense.sapo.pt/mobilidade/de-bicicleta-pela-liberdade-comemorar-abril-sobre-rodas/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
run-4-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Cova da Piedade goleia e soma segunda vitória consecutiva

Equipas de Almada voltaram a entrar em campo este fim de semana, somando dois...

Almada integra programa ‘Menos Ruído’ para isolar casas afetadas pelo aeroporto

Protocolo prevê financiamento de 10 milhões de euros para obras em edifícios expostos ao ruído, protegendo direito ao descanso e qualidade de vida

Complexo dos Desportos “Cidade de Almada” acolhe Taça de Portugal de ginástica rítmica

Competição conta com a participação de quatro clubes do concelho de Almada. Evento termina...

Almada em alerta devido à depressão Ingrid: acesso aos esporões da Costa de Caparica interdito

Efeitos da tempestade sentidos até domingo. Circulação no paredão da Costa da Caparica desaconselhada,...