anuncio-farmacia-sobreda
20.1 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Castelo de Almada e Torre Velha ainda sem data para concurso de concessão

Edifícios históricos do concelho de Almada continuam a integrar o programa Revive (que pretende pôr privados a requalificar e rentabilizar imóveis classificados), mas ainda não têm data para concurso.

 

O Castelo de Almada e a Fortaleza da Torre Velha, ambos no concelho de Almada, mantêm-se entre os 16 imóveis aprovados para requalificação no âmbito do Programa Revive, indica um despacho do Governo publicado esta quarta-feira. No entanto, dois anos depois de anunciada a inscrição dos imóveis no programa, ainda não há data para o lançamento dos concursos públicos de concessão.

Criado em 2016, o Revive pretende promover a recuperação de imóveis históricos devolutos, concedendo a privados a exploração para fins turísticos, mas continuando o Estado como proprietário dos mesmos.

 

- PUBLICIDADE -

Situado na zona histórica da cidade, o Castelo de Almada apresenta uma localização privilegiada, contando com uma vista panorâmica sobre a cidade de Lisboa e estuário do Tejo. Atualmente muito descaracterizada, a fortaleza alberga desde 1976 uma unidade militar da GNR, que deverá ser transferida para a Charneca de Caparica, de forma a permitir a utilização do edifício para fins turísticos.

Para além do Castelo de Almada, a margem sul do rio Tejo conta ainda com outro imóvel histórico na lista para reabilitação. Trata-se da Fortaleza da Torre Velha, considerada Monumento Nacional pelo Governo em abril de 2012. De acordo com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), este é “um dos mais importantes exemplares da arquitectura militar renascentista portuguesa”, tendo sido mandado construir por D. João II no final do século XV, com o objetivo de defender a barra do Tejo.

Outros imóveis na lista do Revive são o Palacete Viscondessa de Santiago do Lobão (Porto), o Hotel Turismo da Guarda (Guarda), o Forte de S. João da Cadaveira (Cascais), a Quinta do Cabo das Lezírias (Vila Franca de Xira) e um edifício pombalino na rua da Prata (Lisboa).

“O sucesso do Programa Revive é inegável, estando já concessionada a exploração de diversos imóveis, sendo que, em alguns destes, o respetivo processo de recuperação já terminou e a exploração, com proveito para o interesse público, já se iniciou, pelo que se entende que o investimento privado, a recuperação de edifícios de relevo histórico e cultural, a criação de emprego e atividade económica com impacto social positivos, devem, naturalmente, prosseguir, mantendo-se o modelo inicialmente preconizado”, defende o Governo no despacho ontem publicado.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/nuno-matias-psd-incentivar-a-mobilidade-suave-em-almada-nao-e-so-criar-ciclovias/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tml-navegante

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

“Mazel Tov” celebra oito anos do curso de teatro musical na Academia Almadense

Musical que transporta o público à Rússia Imperial será apresentado em Almada Velha entre...

Após requalificação, Casa da Cerca em Almada abre ciclo com três novas exposições

Autarquia realizou obras de requalificação da Casa da Cerca, que volta a receber o...

Concessionários da Costa da Caparica estão há dois anos sem contratos: “É a completa instabilidade”

“Se formos a concurso público com regras completamente abertas, vamos ser todos corridos”, diz...

Hélder Sousa Silva: “O PSD não deve servir de muleta a quem está na governação em Almada”

Ex-presidente da Câmara de Mafra e atualmente eurodeputado, o candidato do PSD à Câmara...