10.7 C
Almada

Canal de YouTube da Câmara de Almada alvo de ataque informático

Até ao final da semana, a autarquia espera repor a plataforma de vídeos, onde se encontra o arquivo das gravações das reuniões de Câmara e das Assembleias Municipais.

 

O canal de YouTube da Câmara Municipal de Almada (CMA), que a autarquia utiliza para transmitir em direto as Reuniões e Assembleias Municipais, foi alvo de um ataque cibernético, que provocou a suspensão da plataforma de vídeos do município.

“A Câmara de Almada foi vítima de um ataque informático no seu canal de YouTube”, informou a presidente da CMA, durante a reunião camarária desta segunda-feira, dia 2 de dezembro, transmitida na página de Facebook da autarquia. “Não tem a mesma abrangência, mas foi a solução possível”, indicou a autarca.

Em causa está a intrusão de uma conta externa à CMA ao canal de YouTube, que terá colocado um vídeo que continha conteúdos considerados indevidos pelos gestores do YouTube, explicou ao ALMADENSE fonte da autarquia. Por esse motivo, a plataforma decidiu suspender temporariamente a conta municipal.

- PUBLICIDADE -

“Os nossos serviços mobilizaram-se de imediato, mas acontece que o próprio YouTube, quando assim é, suspende a conta para verificação”, indicou Inês de Medeiros.

“Não foi um ataque à rede ou aos servidores da Câmara Municipal de Almada, foi um ataque à conta do YouTube, portanto aos servidores Google, externos à Câmara. São ataques que acontecem diariamente a contas YouTube”, explicou, por sua vez, o vereador Filipe Pacheco, responsável pelos pelouros da informática e da comunicação. “Aquilo que esperamos a breve prazo, ainda esta semana, é ter a conta de volta e em total funcionamento, seja com o conteúdo de armazenamento, seja também já com esta reunião carregada”, acrescentou.

“Não estamos a limitar o acesso dos almadenses à informação”, afirmou Inês de Medeiros, indicando que o município pretende implementar uma “estratégia de reforço de cibersegurança, que é fundamental em todas as instituições, publicas e não só”.

 

Almada aprova orçamento de 182 milhões para 2025 com a abstenção do PSD

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Presidenciais 2026: guia eleitoral para os almadenses

Portugueses deslocam-se às urnas este domingo para eleger o novo Presidente da República para...

Teatro contemporâneo chega a Almada com “Introdução à Minha Vida”

Espetáculo de Philip Ridley sobe ao palco do Auditório Osvaldo de Azinheira a 17...

Almada celebra 50 anos do Poder Local Democrático na Oficina da Cultura

Memória, homenagem e diálogo entre gerações marcam as comemorações promovidas pela Associação Amigos da...

Almada AC vence dérbi almadense na Cova da Piedade

Num domingo repleto de embates para os quatro clubes almadenses na I Divisão da...