37 famílias do Bairro da Jamaica, no Seixal, vão conhecer uma nova casa. Autarquia promete realojar as 96 famílias que ainda vivem no bairro até ao final de 2023.
A Câmara Municipal do Seixal iniciou esta quarta-feira, 25 de janeiro, o realojamento de 37 famílias que corresponde a 119 moradores, de Vale de Chícharos (conhecido como bairro da Jamaica), no Seixal. Até ao final da semana, dia 27 de janeiro é concluída mais uma das fases do processo de realojamento que teve início em dezembro de 2018, garante a autarquia.
O município do Seixal informa que vai “proceder ao realojamento, o mais rápido possível, das 96 famílias que faltam realojar“ e promete “concluir este processo, de forma faseada, até final de 2023”, avançou, em nota de imprensa.
O protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal do Seixal e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê o realojamento dos moradores de Vale de Chícharos através da “aquisição e reabilitação de habitações dispersas pelo município”, com o objetivo de integrar os moradores na comunidade do Seixal, esclarece a autarquia em comunicado.
Habitação digna: uma promessa com 20 anos
Após 20 anos de promessas de habitação digna às famílias do bairro da Jamaica, em dezembro de 2018 teve início o processo de realojamento que identificou 234 famílias, o que corresponde a cerca de 750 pessoas, com direito a serem incluídas no processo. Dado “o elevado número de famílias e a necessidade de uma rápida demolição dos edifícios“ ficou definido que este processo de realojamento seria realizado em várias fases, como explica a autarquia no mesmo comunicado.
Em outubro de 2022 foi concluída a primeira fase do realojamento que incluiu 98 famílias. Esta semana fica concluída a segunda fase do processo que vai realojar mais 37 agregados familiares no concelho do Seixal. Depois de realojadas todas as famílias, terá início a demolição das construções e a limpeza do terreno.
https://almadense.sapo.pt/mobilidade/nova-carreira-faz-a-ligacao-entre-almada-e-alges-a-partir-de-23-de-janeiro/