O Parque da Paz, no Feijó, volta a acolher o mercado de rua, que decorre sábado e domingo entre as 10h e as 18h.
O eco-mercado Almada Green Market regressa este fim de semana, 27 e 28 de agosto, ao Parque da Paz. Desta vez, o evento será dedicado ao tema “+ Verde na Cidade”,
Frutas acabadas de colher, pão artesanal, mel, propostas de alimentação saudável, cosmética natural, artesanato upcycle (reutilização) e artigos ecológicos são alguns dos produtos que podem ser apreciados e adquiridos no mercado verde da cidade, que acontece habitualmente no último fim de semana de cada mês. São projetos, empresas e marcas locais e regionais que procuram contribuir para um mundo mais sustentável.
Na edição deste fim de semana, o mercado pretende ainda incentivar à construção de pequenas hortas em casa, com uma variada oferta de produtos. “Haverá uma enorme diversidade de plantas, para além dos habituais produtos agrícolas da região”, adianta a organização na agenda cultural da cidade.
Worshops e atividades paralelas
Para além das bancas com produtos, os visitantes poderão participar também em atividades e worshops que irão decorrer durante o fim de semana. O destaque vai para “Por um oceano sem plástico!”, um jogo de grande formato para todas as idades em que os almadenses serão desafiados a descobrir o “plástico oculto” em diversos objetos e materiais do dia-a-dia. O Programa Bandeira Azul, que promove a atividade, procura neste mês de férias alertar para um consumo sustentável e assim contribuir para a redução do plástico nos oceanos. Esta atividade é de acesso livre e está sujeita a alterações em função das condições atmosféricas adianta a organização.
Quanto ao jogo com o mote “Onde está o plástico? Vem descobrir!”, acontece no sábado das 10h às 17h e no domingo das 12h às 17h.
Por sua vez, a Cruz Vermelha traz ao parque um conjunto de “atividades de informação e sensibilização para miúdos e graúdos, sobre os cuidados a ter com a exposição solar e com o ambiente na praia”, explica a organização. As atividades fazem parte do projeto “#OMeuSol: vive + o teu verão” e decorrem no domingo entre as 10h30 e as 12h30.
Também o Canil da Aroeira marcará uma vez mais presença no mercado e convida todos a visitar a sua banca no Parque da Paz, onde podem ser feitas doações de alimentos, bens de higiene ou medicamentos para os animais e até conhecer alguns dos amigos de quatro patas à procura de uma nova família. Para além do Canil da Aroeira, estarão no mercado associações e grupos locais que se dedicam voluntariamente ao bem-estar e proteção animal.
Para qualquer informação a Câmara Municipal de Almada, que organiza o mercado, disponibiliza o e-mail diascs@cm-almada.pt e o contacto telefónico 212 722 518.
https://almadense.sapo.pt/cultura/quinzena-de-danca-de-almada-ha-30-anos-a-trazer-danca-contemporanea-a-cidade/