15.4 C
Almada

Almada em alerta devido à depressão Ingrid: acesso aos esporões da Costa de Caparica interdito

Efeitos da tempestade sentidos até domingo. Circulação no paredão da Costa da Caparica desaconselhada, com ondas que podem atingir os 15 metros de altura.

 

Chuva intensa, vento forte e agitação marítima vão marcar os próximos dias no concelho de Almada, na sequência da passagem da depressão Ingrid pelo território nacional. Os primeiros efeitos começam a fazer-se sentir durante a tarde desta quinta-feira, 22 de janeiro, prevendo-se que o fenómeno se prolongue até domingo, dia 25.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o concelho de Almada sob alerta laranja esta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23 de janeiro. No entanto, para o fim de semana, dias 24 e 25, é esperado um agravamento das condições meteorológicas, tendo sido emitido alerta vermelho devido à forte agitação marítima, com a possibilidade de ondas que poderão atingir os 15 metros de altura. Prevê-se também a ocorrência de vento forte, com rajadas que poderão atingir os 85 quilómetros/hora, entre as 18h do dia 23 de janeiro e as 12h do dia seguinte.

As condições meteorológicas adversas motivaram a interdição do acesso aos esporões da Costa de Caparica, sendo igualmente desaconselhada a circulação no paredão, informou a Câmara Municipal de Almada. É ainda reforçado o apelo para que sejam evitadas as zonas costeiras mais expostas, sendo também desaconselhada a prática de desportos náuticos ou a pesca desportiva.

Por sua vez, a Marinha Portuguesa e a Autoridade Marítima Nacional também recomendam que seja evitada “a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a prática de atividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação”, pode ler-se num alerta emitido pelas entidades.

- PUBLICIDADE -

A Depressão Ingrid deverá ter impacto em todas as regiões do país, estando prevista a possibilidade de queda de neve nas zonas mais elevadas. Para além de Setúbal, o IPMA emitiu alertas para vários outros distritos, com especial atenção para Porto, Faro, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.

 

Ligação fluvial Trafaria–Algés deverá arrancar em 2027

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
run-4-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Convento dos Capuchos encerra por tempo indeterminado devido à tempestade Kristin

Câmara Municipal de Almada confirma danos no edifício e nos jardins, na sequência do...

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...