Medida visa reforçar a prevenção e a resposta da Proteção Civil devido à instabilidade nas arribas, taludes e edifícios causada pelas sucessivas tempestades.
A Câmara Municipal de Almada (CMA) decidiu decretar a Situação de Alerta em todo o concelho, a partir desta quinta-feira e até ao dia 13 de fevereiro, na sequência das condições meteorológicas adversas e dos efeitos das sucessivas tempestades que têm atingido o território nacional. A medida poderá ser prolongada, caso a evolução do estado do tempo assim o exija.
Ao longo de quinta-feira, dia 5 de fevereiro, “foram identificadas situações de instabilidade em encostas e taludes. Foram ainda sinalizados edifícios e outras construções em situação de risco, com potenciais ameaças à segurança de pessoas e bens”, justificou a autarquia em comunicado.
Segundo a CMA, a decisão tem como principal objetivo “reforçar as medidas de prevenção e proteção, bem como garantir uma resposta mais eficaz por parte dos serviços municipais e das entidades de proteção civil durante este período de grande incerteza meteorológica”.
Esta sexta-feira, dia 6, está agendada uma reunião extraordinária da Comissão Municipal de Proteção Civil, na qual será ponderada a ativação do Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil.
Durante a vigência da Situação de Alerta, a Câmara Municipal de Almada apela à colaboração da população, nomeadamente no cumprimento das recomendações das autoridades, de forma a minimizar riscos e salvaguardar a segurança de pessoas e bens.



